NOTÍCIAS


Quais são as possíveis causas do atraso menstrual?



Um atraso menstrual nem sempre é motivo para alarme, mas é importante se atentar aos sinais do corpo. 

Muitos fatores podem afetar o ciclo menstrual da mulher, como estresse, alterações hormonais, alterações de peso e exercício físico intenso.

Mas em alguns casos, um atraso menstrual pode ser um sinal de gravidez ou alguma condição médica, como doença da tireoide, síndrome dos ovários policísticos, endometriose ou distúrbios alimentares.

Veja algumas das possíveis causas para o atraso menstrual:

Gravidez: O atraso menstrual é um dos sintomas que mais indicam o início de uma gestação. Se sua menstruação atrasar e você tiver suspeitas, é importante fazer um teste de gravidez.

Síndrome dos ovários policísticos (SOP): É uma condição hormonal comum que afeta as mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada pela presença de vários cistos nos ovários, além de outros sintomas, sendo um deles a irregularidade menstrual, podendo causar atrasos frequentes ou ausência de menstruação.

Estresse emocional: Estresse, ansiedade, mudanças de rotina e outros fatores emocionais podem afetar o ciclo menstrual, levando a atrasos.

Alterações de peso: Ganho ou perda de peso significativo pode afetar o equilíbrio hormonal do corpo, levando a atrasos na menstruação.

Problemas da tireoide: A tireoide é responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo do corpo, controlando a frequência cardíaca, a temperatura corporal, o peso e o humor, entre outras funções.

Problemas da tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, podem afetar a regulação hormonal do corpo e causar atrasos na menstruação.

Uso de contraceptivos: O uso de contraceptivos hormonais, como pílulas, pode afetar o ciclo menstrual, levando a atrasos ou irregularidades.

Perimenopausa: A perimenopausa é o período que antecede a menopausa e pode causar atrasos ou irregularidades menstruais.

Outras condições médicas, como a endometriose, também podem afetar o ciclo menstrual e causar atrasos.

Se o atraso menstrual for persistente ou acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal, náusea, sangramento irregular ou febre, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico.



Fonte: Guiame


28/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
MIX GOSPEL