NOTÍCIAS


Ucranianos se unem em praça de Kherson para orar e agradecer: “O Senhor nos ajudou”


Depois de mais de sete meses da ocupação russa, que tem sido devastadora, a Ucrânia apresenta alguns sinais de alegria, pelo menos na cidade de Kherson, que fica no sul do país. 

Conforme a CBN News, os moradores ainda sofrem com a falta de quase tudo, mas há voluntários fazendo um grande esforço para levar suprimentos para a cidade.

Uma das residentes, Elena Skalskya, disse aliviada: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Voltei para casa, para a minha querida aldeia”. 


Elena Skalskya, umas das sobreviventes. (Foto: Captura de tela/Vídeo CBN News)

Destruição e esperança

Embora os russos tenham destruído a infraestrutura da cidade, os moradores aplaudiram quando puderam retornar às suas casas. “Mesmo sem aquecimento, eletricidade ou água encanada, estamos comemorando porque finalmente temos o que mais importa: a liberdade”, disse Elena. 

Snezana, outra moradora de Kherson, junto de seu marido que é pastor, estavam nos Estados Unidos quando receberam a notícia de que a Rússia havia invadido a Ucrânia. 

“Quando a guerra começou, ficamos arrasados ​​porque nossa igreja estava aqui e nós não”, contou. 

Muitas pessoas daquela região da Ucrânia ficaram longe de seus parentes há seis ou sete meses. Agora que Kherson foi libertada, muitas pessoas que estavam presas dentro ou fora da cidade estão se reencontrando com muita emoção. 


Encontro de amigas, após desocupação russa. (Foto: Captura de tela/Vídeo CBN News)

Situação da cidade de Kherson

De acordo com a CBN News, Kherson está repleta de equipamentos destruídos, que agora contam a história dos pesados ​​combates que as forças ucranianas tiveram de suportar para libertar a cidade.

As minas continuam sendo um grande perigo e pode levar anos para a eliminação de todas elas. Mesmo assim, as pessoas já estão retornando. 

Outra moradora, Maria, destaca como foi viver sob a opressão russa. Ela explica que aquele que defendesse a Ucrânia era morto pelos soldados no mesmo instante. “Eles entravam [nas casas] sem pedir, pegavam seu carro e iam embora, simples assim”, lembrou.

“Era assustador! Quando eu dirigia, sabia que eles podiam simplesmente me parar e me matar”, disse outro ucraniano. “Se eles não gostavam de algo, eles simplesmente matavam as pessoas. Houve muitos casos assim”, continuou. 


Sobreviventes ucranianos. (Foto: Captura de tela/Vídeo CBN News)

Nossa única esperança

Os moradores disseram que a única fonte de esperança vem de cima. “O Senhor nos ajudou. Somente Ele. Sua mão estava sobre nós. Ele é misericordioso. Ele é um Deus bom. Ele estava conosco onde estávamos. Vimos tantos milagres”, revelou outro sobrevivente. 

Maria disse que o reencontro com uma velha amiga lhe trouxe muita alegria. “É até difícil expressar tanta felicidade. Esperamos por isso há tanto tempo. Cada dia parecia um ano”, compartilhou. 

Um homem descreveu o momento comovente quando os moradores saudaram o retorno das forças ucranianas. “Fomos um dos primeiros a esperar nossas tropas quando elas entraram na cidade. Nem acreditávamos no que estava acontecendo. Quanta alegria!”, disse.

Embora a comida esteja acabando e possa levar semanas para conseguir eletricidade e água, esses cristãos se reuniram na praça central de Kherson para orar por sua cidade e agradecer a Deus.

Snezana disse: “Não consigo nem expressar o que estou sentindo. É uma grande felicidade. Parecia uma montanha impossível de ser movida, mas foi movida pelo nosso Deus”, concluiu. 

 



Fonte: Guiame


23/11/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
TEMPO DE ADORAR