NOTÍCIAS


As Cartas às 7 Igrejas — Esmirna



Esmirna

Para os cristãos de Esmirna, demonstra sua divindade lembrando que ele só Ele “é o Primeiro e o Último” (Is 41:4; 44:6; 48:12; Ap 1:17; 2:8; 22:13), e, ao mesmo tempo, confirma sua perfeita humanidade, ao dizer que Ele é aquele “que morreu e tornou a viver” (Ap 2:8).

O que Jesus examina nas igrejas?

Jesus é aquele que anda no meio dos sete castiçais de ouro (Ap 2:1), e como ocorre também nas demais igrejas, Jesus deixa claro que está de olho nas obras de cada um (Ap 2:2,5,19,23;26; 3:1,2,8,15), que é o fruto esperado naqueles que foram chamados por Deus: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10).

Além das ações, Jesus demonstra que está feliz em que os irmãos de Esmirna tiveram capacidade de passar por tribulações, pobrezas e desprezo, caracterizado na blasfêmia dos que dizem que são judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás (Ap 2:9), assim como os irmãos de Filadélfia (Ap 3:9), que dentre as sete, essas duas foram as únicas igrejas que não receberam repreensão!

Talvez você tenha se perguntado: “Quem foram esses que se dizem judeus?”. Não se preocupe, falarei sobre isso no próximo artigo…

Uma tribulação de 10 dias…

O que significa “dez dias”? Alguns interpretam como dez dias literais de sofrimento. Outros veem como um número simbólico para um período breve de tribulação. Há quem defenda que o tempo exato não é importante, mas a mensagem de fidelidade a Cristo.

Sendo assim, há comentaristas que associam os dez dias às dez perseguições sob os imperadores romanos. Outros interpretam como dez anos de perseguição.  Entretanto, a maioria concorda que se refere a um período curto de tribulação, com um fim certo, pois essa tribulação é limitada por Deus, que não permitiria sofrimento além do que seus filhos poderiam suportar (1Co 10:13).

Não confunda os termos

Vale lembrar que o termo grego thlipsis (θλίψις) relacionado à grande tribulação ou “aflição” de Mateus 24:21,29, é diferente de peirasthēte (πειρασθῆτε) traduzido aqui em Apocalipse (2:10) por “tribulação” ou “provação”. Isso significa que a tribulação (ou tentação) de dez dias sobre a igreja de Esmirna não se refere ao evento escatológico mencionado por Cristo em Mateus 24.

Conclusão

A igreja foi chamada para manter a fidelidade (a fé) até a morte: a chave para a perseverança é a fé inabalável em Deus, mesmo em face da morte.

A coroa da vida é a recompensa prometida aos que perseveram até o fim, simbolizando a vida eterna em Cristo. Sendo assim, o significado de “dez dias” em Apocalipse 2:10 não é definitivo, mas a mensagem central é clara: os cristãos devem ser fiéis a Cristo, mesmo em face da perseguição e do sofrimento. A promessa de vida eterna é a recompensa final para aqueles que perseveram até o fim (Mt 24.13).

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Atualizando a Palavra de Deus?



FONTE: GUIAME


12/04/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL