Zoe Lilly, autora e pastora da Zion Church, testemunhou que engravidou após receber um diagnóstico de infertilidade e também de um câncer de categoria 4.
Em um live, junto com seu esposo Israel Vasconcellos, na última quinta-feira (17), Zoe revelou as provações que o casal enfrentou durante os últimos anos.
Israel disse que o casal planejou ter filho tempo depois de se casarem, porém não conseguiram engravidar em dois anos de tentativas.
“Então, nós procuramos especialistas e descobrimos que nós não podíamos ter filhos. A probabilidade de ter filhos era baixíssima”, contou.
E Zoe completou: “Era 0% sem tratamento e 13% com tratamento. Nós decidimos fazer alguns tratamentos para aumentar essa chance. Crendo que Deus não precisava de nem 1% para fazer algo. Foram alguns anos de tratamento e sempre sem nenhum sucesso”.
Em dezembro de 2022, o casal decidiu entregar a situação nas mãos de Deus e não mais se preocupar.
O primeiro milagre
Em março de 2023, Zoe engravidou, milagrosamente. “A chance de isso acontecer era zero, porque não estávamos mais no tratamento”, comentou a pastora.
O casal ficou muito empolgado e feliz com o milagre, junto com sua família e amigos. Porém, Zoe começou a ter sangramentos e perdeu o bebê.
“Foi bem difícil para nós, porque quando você já entregou para Deus, vem uma pitadinha do milagre e aquele milagre não acontece, é muito perplexante”, confessou ela.
Meses depois, a líder ficou grávida pela segunda vez, e em certo dia, Lilly ouviu a voz de Deus, lhe dizendo: “Eu preciso que você confie em mim”.
“Quando Deus fala isso para mim é porque vai vir alguma coisa muito difícil. Depois de duas horas que eu escuto o Espírito Santo falar isso, começam as minhas contrações”, lembrou ela.
Zoe acabou perdendo o segundo bebê, e mais tarde, também perdeu uma terceira gestação em dezembro daquele ano.
Descobrindo um câncer no rim
A médica da líder recomendou que ela passasse por diversos exames para verificar seu estado de saúde após três perdas gestacionais. Em janeiro deste ano, Lilly realizou diversos exames e foi diagnosticada com um tumor maligno no rim, em estágio entre 4 e 5.
O casal ressaltou a bondade de Deus mesmo em meio às dificuldades. “Se eu não tivesse perdido meus três filhinhos, eu nunca teria feito os exames, que me levaram a ver a situação”, refletiu Zoe.
Em abril, ela passou por uma cirurgia para a retirada do tumor, o procedimento foi um sucesso e a líder ficou totalmente curada. “Foi um milagre”, testemunhou.
Nessa mesma época, a mãe de Zoe, a pastora Sara Hayashi, começou a adoecer. “Eram duas coisas que eu precisava estar pensando, minha mãe e a minha saúde. Eu pensei: ‘Eu preciso ficar viva’”, relatou Zoe.
Após a cirurgia, sua médica ginecologista informou que não havia mais esperança para o casal ter filhos, após analisar seus exames e prever uma menopausa precoce.
Vida em meio ao luto
Durante o pós-operatório, o casal descobriu que Lilly estava grávida novamente, de duas semanas. Ela contou à mãe sobre a gestação e Sara revelou que seu sonho era que Zoe tivesse um filho.
Enquanto Zoe se alegrava com a gestação, também viveu o luto de perder sua mãe em julho. “Foram momentos muito difíceis, um tempo turbulento. Era um misto de sentimentos”, confessou.
Hoje, com sete meses de gestação, o casal testemunhou que o bebê, chamado Judá, está crescendo saudável e forte.
“O que mais me alegra é saber que minha mãe pode ver que o sonho dela iria se realizar, e que Deus trabalhou na nossa vida e protegeu esse bebê. Ele é um milagre de Deus”, comemorou Zoe.