NOTÍCIAS


Você é o seu nome



Quando marido e esposa descobrem uma gravidez, uma das primeiras coisas, além da curiosidade de saber se vem menina ou menino por aí, é fazer uma lista de nomes. Que nomes cada cônjuge gosta mais? Se for menino vai ser… E se for menina vai ser…

Esse ano de 2022, passei por exatamente este processo. Descobri a gravidez, veio a curiosidade de saber se era menino ou menina e a lista de nomes foi para uma análise criteriosa. Preciso confessar que eu já tinha uma lista no meu bloco de notas desde muito antes de namorar o meu marido, mas ele foi o único com quem compartilhei esse documento precioso. Essa lista mudou ao longo dos anos e mudou ainda mais depois de casados, porque duas pessoas têm gostos diferentes, e a lista se tornou uma junção de quem somos e do que gostamos.

No entanto, além do gosto em si, da junção de letras e sonoridade de um nome, o que leva um casal a escolher por determinado nome? Acredito que a maioria, até hoje, busque o significado por trás desse pronome próprio. Não queremos um nome com um significado ruim; me lembro de gostar de certo nome e ao pesquisar o significado, descobrir que significava “ilusão” ou “pessoa iludida”, esse resultado não me agradou e o nome saiu da lista imediatamente.

Se hoje fazemos isso por um capricho, é interessante lembrar que, nos tempos bíblicos, os nomes eram algo muito sério, seu significado não era apenas algo para ser belo, mas o seu nome era você, ele representava o que você viveria, ele falava muito sobre você. Jacó, que desde o ventre brigava com seu irmão, que enganou o mesmo e ao pai, tinha esse significado: “enganador”. Mais tarde, o próprio Deus muda seu nome: Israel: “homem que luta com Deus” ou “homem que vê Deus”. José, por exemplo, significa “aquele que acrescenta” ou “Deus multiplica” e não foi isso que Deus fez através da vida de José? Multiplicou o alimento para época da seca, através de sabedoria e planejamento. E o que dizer de Jesus? “O Senhor salva”, não pede nem explicações.

Os nomes mais escolhidos esse ano, de acordo com uma matéria da CNN Brasil, foram Helena (Luz) e Miguel (Ninguém é como Deus). Nesse mundo cada vez mais caótico e secularizado, que busca se afastar de Deus, esquecer dos princípios e viver uma vida voltada para os prazeres imediatos e momentâneos, é interessante ver que um nome que representa luz e outro que nos lembra que não há nada nem ninguém como Deus continuam no topo da lista de nomes escolhidos.

Não sei o significado do seu nome, mas sei que o Deus Todo Poderoso, Ele que nos enviou o Senhor que Salva, Ele que transformou e usou vidas para transformar, Ele que morreu e ressuscitou, Ele que criou o mundo, criou a mim e a você, Ele que comanda a história e nossas vidas, tem poder para ressignificar sua vida. Você pode até ser o seu nome, mas essa não é sua identidade principal; nossa identidade perfeita é encontrada e definida quando estamos em Cristo, quando já não somos nós que vivemos, mas Ele que vive em nós. Que você permita que o dono do universo, esse que te conhecia muito antes de seus pais escolherem um nome, comandar sua vida e te contar quem você é. Nomes importam, mas o que Ele diz sobre você importa mais!

Mariana Mendes, casada com Leandro, autora de O Relógio de Nina. Membro da IAP do Parque. Filha do Pai e filha de pastor. Apaixonada por livros, por culinária e por observar os detalhes da vida, a fim de enxergar a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Talentos em ação



Fonte: Guiame


30/12/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO