NOTÍCIAS


Trabalha muito tempo sentado? Estudo mostra como compensar



Você já deve ter ouvido falar sobre os perigos de ficar sentado o dia todo, mas na maioria dos empregos, é difícil fazer algo a respeito. Mas de acordo com um novo estudo publicado nos EUA, há formas de compensar isso.

Ciclos de 5 minutos de caminhada leve a cada meia hora podem ajudar a aliviar parte do risco aumentado de ficar sentado por longos períodos do dia, de acordo com o estudo publicado na última quinta-feira (12) na revista do American College of Sports Medicine.

A caminhada pode ser tão leve quanto 3,5 km por hora, o que é mais lento do que a maioria das pessoas anda normalmente, disse à CNN Keith Diaz, principal autor do estudo e professor assistente de medicina comportamental no Columbia University Medical Center. O objetivo é apenas interromper a sessão com algum movimento.

Cinco minutos a cada meia hora ainda parecem um exagero? Mesmo pequenos gestos, como um minuto de caminhada a cada hora, demonstraram reduzir a pressão arterial nos participantes do estudo em uma “quantidade considerável”, disse Diaz.

Os cientistas ainda não sabem exatamente por que sentar é tão ruim, mas a teoria de trabalho é que os músculos são importantes na regulação de parâmetros como açúcar no sangue e níveis de colesterol. Mas quando você fica sentado por muito tempo, seus músculos não têm a oportunidade de se contrair e operar de maneira ideal, explica Diaz.

Os estudiosos descobriram que há benefícios físicos para a saúde dos participantes que pararam de apenas sentar, como a redução da fadiga e a melhora do humor.

“Apenas sentar em sua mesa e trabalhar por 8 horas, na verdade, pode não ser tão bom se você estiver apenas preocupado com o resultado final da produtividade do seu trabalho”, afirmou.

Como se movimentar mais no trabalho?

A treinadora de mobilidade, Dana Santas, colaboradora fitness da CNN, mostra 5 exercícios para combater os efeitos negativos de ficar sentado por muito tempo:

“Você pode simplesmente praticar agachamentos, se levantando e sentando suavemente, depois se levantando novamente e repetindo esse movimento”, disse Santas.

Se você tiver mais espaço, Santas recomenda uma pausa para dançar. “Como a maioria das músicas dura em média 3 minutos, você pode se livrar do impacto negativo de ficar sentado demais. E, como bônus, dançar ao som de suas músicas favoritas também melhora o seu humor”, ela disse.

Para pessoas com dificuldade de locomoção ou em cadeira de rodas, ainda existem formas acessíveis de romper com o sedentarismo.

Uma ideia é se esticar e mover as mãos em todas as direções. Uma pessoa na cadeira de rodas, por exemplo, pode fazer alongamentos, flexões laterais e exercícios de torção na cadeira.

“Mesmo quando você não pode mover a parte inferior do corpo e realmente se levantar da posição sentada, respirar fundo ativamente usando o diafragma e movendo as costelas é benéfico para a postura e a saúde geral”, disse Santas.



Fonte: Guiame


16/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
MIX GOSPEL