NOTÍCIAS


Terror nas escolas



Diante dos terríveis ataques nas escolas nas últimas semanas no Brasil e em outros países, precisamos falar sobre o uso da Internet pelos nossos filhos.

Fiquei pensando em como posso contribuir para pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes no uso da Internet. Um ponto indiscutível. O tempo de uso das crianças e adolescentes ao uso do digital PRECISA diminuir. Antes dos 18 anos (posso dizer que mesmo depois disso) nossos filhos apesar de aprenderem sobre certo ou errado, muitas vezes, têm dificuldade de discernir sobre quais passos dar depois de acessar uma informação ilegal, violenta ou explícita.

Antes de enviar seus filhos diariamente para a escola, sugiro que tomemos alguns passos.

– ORAÇÃO. Antes de enviar seu filho à escola, ore com ele. Mesmo que seja o Pai Nosso que você sabe. Ore com ele, abençoe a vida dele e o cubra espiritualmente.

– MOCHILA. Olhe a mochila do seu filho antes dele ir para a escola e depois que chegar. Sim, todos os dias. É importante saber o que seu filho carrega.

– CONTEÚDO. Converse com ele sobre qual tipo de conteúdo costuma consumir quando está on-line, inclusive, caso tenha dificuldade de monitorar e entender o uso dele na Internet.

– TEMPO ON-LINE. Diminua o tempo dele de tela. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) o uso de tela precisa ser restrito.

Até 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames.

2 a 5 anos: até 1 hora por dia.

6 aos 10 anos: entre 1 a 2 horas por dia.

11 aos 18 anos: entre 2 a 3 horas por dia.

Estamos falando aqui do tempo de uso não apenas como lazer, mas também para as pesquisas escolares. Não ultrapasse este tempo diário. Isso cabe até mesmo para nós adultos.

Há muito tempo temos visto profissionais da saúde falando dos grandes perigos da exposição dos filhos às telas (Internet) desde muito cedo. Em tempos sombrios, mais do que nunca, precisamos estar vigilantes sobre o nosso uso e de nossas crianças e adolescentes.

A Internet vai ser boa ou ruim de acordo com o uso que você der a ela.

Elis Amâncio é jornalista cristã, especialista em comunicação digital e mídias sociais, em marketing digital (PUC Minas), mestranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja, Comunicando o Reino e Redes Sociales para la Iglesia, e coautora em outros livros. É membro da Igreja Batista da Lagoinha há 20 anos, casada com Renato Lied, pais da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Igrejas na Era Digital



Fonte: Guiame


13/04/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORA TOP