NOTÍCIAS


Seus lábios estão rachados? Saiba 12 possíveis razões



Os lábios rachados geralmente são vinculados aos dias frios — e não há como negar que o clima tenha uma grande influência. Mas essa não é a única razão possível.

Alguns hábitos como não beber água suficiente, lamber demais os lábios ou comer alimentos muito salgados também podem desempenhar um papel. Outras vezes, pode ser algo mais sério, como queimaduras solares, reações alérgicas ou câncer de pele. 

“A maioria dos casos de lábios rachados pode ser tratada em apenas algumas semanas sem a intervenção de um dermatologista”, diz o dermatologista Ife J. Rodney, MD, à revista Women’s Health.

Veja abaixo os principais fatores:

1. Sua dieta tem muitos alimentos salgados ou condimentados.

Você é fã de lanches como pretzels ou batatas fritas? Eles podem ser o motivo de seus lábios descascados. Alimentos salgados, principalmente aqueles que têm muito sal do lado de fora e podem acabar nos lábios, podem definitivamente afetar a pele.

Deixe de lado alguns dos alimentos salgados por um tempo e deixe seus lábios cicatrizarem, usando um protetor labial à base de cera de parafina.

2. Você tem lambido muito os lábios.

Esta é provavelmente a pior coisa que você pode fazer para os lábios secos, alertam os dermatologistas. Por isso, tenha autocontrole e mantenha um hidratante labial sempre com você para que, quando sentir vontade de lamber, passe o produto.

3. Você “fritou” os lábios ao sol.

Se você estiver ao sol sem um protetor labial com FPS, é provável que a pele dos lábios descasque. Além disso, a inflamação de uma queimadura solar pode deixar seus lábios descascando à medida que as células da pele tentam se reabastecer.

Você pode contar com produtos de queimaduras para lábios, como aloe vera, ou remédios anti-inflamatórios, como Advil.

4. Você está desidratada.

Devido à rápida renovação das células da pele nos lábios, você fica mais sujeita ao ressecamento se não estiver adequadamente hidratada. Tecnicamente, isso pode acontecer em qualquer época do ano, mas é mais comum no inverno, quando o ar seco interno pode eliminar a umidade natural da pele (incluindo a dos lábios).

Por isso, beba mais água!

5. Você está constantemente exposta ao ar seco.

Se você mora em uma área com baixa umidade durante todo o ano ou é apenas sensível a quedas de umidade que podem acontecer com a mudança das estações, o ar seco pode ser o motivo de seus lábios rachados. 

Nesses casos, um umidificador pode ajudar e dar alívio.

6. Seu medicamento está secando seus lábios.

Certos medicamentos podem facilmente causar lábios secos e descamados, como em alguns casos de remédios para acne, alguns produtos de skincare, antidepressivos, antibióticos, entre outros.

Primeiro, converse com seu médico se os remédios que você está tomando podem causar lábios secos. Se for esse o caso e você não puder parar de tomar o medicamento tão cedo, aplique um protetor labial hidratante para combater os efeitos colaterais. 

7. Você tem deficiência de vitaminas.

Deficiências de vitamina B podem resultar em lábios secos e geralmente são acompanhados por uma erupção cutânea ao redor da boca, segundo os médicos. Essa vitamina ajuda o corpo no crescimento celular, na cicatrização e na renovação celular, e a falta de B12 causa ressecamento e retarda a cicatrização.

Por meio de um exame de sangue, seu médico poderá determinar qual é a sua deficiência exata de vitaminas e prescrever os suplementos necessários.

8. Você está tendo uma reação alérgica ou dermatite de contato.

Uma reação alérgica causa não apenas descamação, mas também vermelhidão e inchaço ao redor dos lábios. Uma reação alérgica geralmente também apresenta coceira, em vez de ser escamosa. Pode ser causada por ingredientes em sua maquiagem, produtos de skincare ou até mesmo em sua pasta de dente.

Já a dermatite de contato é causada pelo atrito nos lábios, provocado por implantes de metal na boca como retentores. 

Com que frequência devo aplicar protetor labial?

Durante o dia, aplique conforme necessário — sempre que sentir vontade de lamber ou descascar os lábios. À noite, aplique um hidratante labial mais grosso antes de dormir. Isso é especialmente importante para pessoas que dormem com a boca aberta. 



Fonte: Guiame


09/02/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORA TOP