NOTÍCIAS


Seminário teológico é forçado a se reunir em abrigo antibombas na Ucrânia


Com o aumento dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, o Seminário Teológico Batista Ucraniano (UBTS) foi forçado a funcionar em abrigos antibombas no seu porão.

“Vários dias de nossa sessão, nossos alunos foram para um abrigo antiaéreo. Temos sorte de ter um porão e temos sorte de que nosso prédio nos permita ter sessões mesmo quando temos uma sirene de ataque”, relatou o presidente do seminário, Yaroslav Pyzh, em vídeo divulgado na quarta-feira (12).

E acrescentou: “A Rússia está aumentando o conflito e bombardeando a Ucrânia em todos os lugares”.

A Guerra da Ucrânia, que já vitimou mais de seis mil pessoas, deslocou pelo menos 400 igrejas batistas no país.

Segundo Pyzh, o seminário está ajudando a formar novos líderes para retomar o serviço ministerial na nação.

Perda de igrejas e líderes na guerra


Alunos do Seminário Batista da Ucrânia estão tendo aulas em abrigos antibombas. (Foto: Reprodução/Vimeo/UBTS).

“Em meio aos desafios desta guerra, a importância do trabalho da UBTS é tremenda. Porque um dos resultados mais críticos desta guerra é o que chamo de vácuo de liderança. Perdemos muitas igrejas; perdemos muitos líderes. E sei que no futuro perderemos ainda mais. Portanto, nosso trabalho em equipar e desenvolver líderes (está) se tornando muito mais crítico”, explicou.

Como exemplo, Pyzh contou o testemunho de um seminarista que nunca tinha pastoreado e que foi chamado para a linha de frente do ministério durante o conflito.

“Temos muitas pessoas, muitas oportunidades, grandes construções e não tenho ideia do que fazer. É por isso que estou na UBTS”, disse o seminarista.

Formando futuros líderes

O seminário batista, que já serviu de abrigo para refugiados da guerra, possuía cerca de 1.300 alunos antes da invasão russa e recebeu 450 novos alunos na última matrícula.

De acordo com a União de Igrejas Batistas Evangélicas de Toda a Ucrânia, antes da guerra haviam 2.300 igrejas batistas, fora outras denominações.

“No futuro, se você reconstruir todos os prédios, prédios sem líderes não significam nada”, ressaltou Pyzh. “Então, obrigado por nos ajudar a investir em líderes. Obrigado por nos apoiar e, por favor, esteja conosco neste momento difícil”.

 



Fonte: Guiame


18/10/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO