NOTÍCIAS


Promessas na hora do voto



Voto é a manifestação oficial que declara a preferência do eleitor no processo eleitoral. E este processo está chegando, acontece no próximo domingo, 02/10/22. O assunto é esse, os debates, as discussões, as apostas, as pesquisas, as polarizações, as campanhas, as mudanças que virão, as expectativas, os medos.

Tudo isso se mistura e faz do ambiente um clima no qual praticamente só se fala e só se pensa nesses temas. Mas como cada um vai pra hora do voto? A escolha definida foi construída de que forma nos pensamentos de cada um? O que cada um espera para depois do voto?

Promessas são uma boa síntese das expectativas e sonhos que cada um carrega até a urna. Reflita, o candidato que você escolheu conquistou seu voto por alguns itens que lhe agradaram. Ele fala sua língua, tem comportamentos que você aprova, demonstra um caráter com o qual você concorda, expressa uma moral que combina com a sua, defende valores que você também defende e, na soma de tudo isso ele faz promessas.

As promessas carregam em si sua esperança. Você vota porque acredita que ele vai cumprir o que prometeu. E não é exatamente isso que esperamos dos relacionamentos que desenvolvemos na vida? Queremos que nossos pais cumpram suas promessas a nós filhos, assim como cônjuges, amigos, sócios, irmãos, todos queremos que aquilo que nos foi prometido seja cumprido.

Eis o drama, a frustração, a decepção e a descrença pela qual muitos eleitores passam. Estão exaustos de tantas promessas que tantas vezes foram prometidas e nunca foram cumpridas. Na urna é isso que fazemos, depositamos um voto de confiança em alguém. Olhar biografias, realizações, cumprimento daquilo que foi prometido e transparência nessa relação de confiança, pode ajudar.

Mas e se tudo fosse o inverso? Quem já fez um voto ao Senhor, entende a minha pergunta. Voto, na Bíblia, também significa uma promessa solene feita a divindade. Ou seja, o papel de prometer fica com quem vota, e não com quem é votado. Eclesiastes 5:4 diz: “Quando a Deus fizeres um voto, não tardes em cumpri-lo, porque não se agrada de tolos; o que prometeres, cumpre-o.”

Votar ao Senhor nunca foi obrigatório, é uma decisão do adorador. Porém, se votar, cumpra sem tardar com o que foi votado. Por isso o texto chama a atenção para que não se faça “voto de tolo”. E o que seria uma tolice na hora de votar? Basicamente prometer coisas absurdas, coisas que a pessoa não tem a menor condição de cumprir. Ou seja, pense, reflita, medite, pondere, e calcule bem o que vai prometer ao Senhor, pois Ele exige que se cumpra o que se promete.

Votos na Bíblia basicamente seguem duas linhas no geral, é feito como gratidão por bênçãos recebidas. Mas também é feito para se alcançar bênçãos, como fez Jacó: “E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”

Deus prestou atenção no voto de Jacó? Observou se ele cumpriu o que prometeu? Sim. Acompanhe Genesis 31:13, “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.” O detalhe é que Deus tem poder para realizar o que a Ele é pedido. Sempre realiza? Não. A soberania dele sabe o que de fato é melhor. Porém quando realiza, espera que as promessas feitas a Ele sejam cumpridas, exatamente como eu e você esperamos que os políticos que escolhemos cumpram as promessas feitas a nós.

Vote ao Senhor e peça o melhor pra nossa terra. Vote ao Senhor e prometa o seu melhor, pois os nossos sonhos e desejos precisam estar alinhados com a vontade perfeita de Deus. Então se certifique sobre quais são as promessas de cada um que você escolherá. Glorificam a Deus? Valorizam o que Deus valoriza? Serão cumpridas? Então cumpra com o que prometeu, pois fidelidade precisa ser uma via de mão dupla. Afinal, Deus permanece sempre fiel, e nós?

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O que você quer ser?



Fonte: Guiame


30/09/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO