NOTÍCIAS


Política na Escócia é criticada por se opor ao casamento gay: ‘É contra minha fé’



Candidata a se tornar a próxima líder da Escócia, Kate Forbes está sendo criticada por suas opiniões e convicções pessoais contrárias à união matrimonial de pessoas do mesmo sexo.

Atual secretária de Finanças, Forbes, que pertence à Igreja Evangélica Livre da Escócia, declarou na segunda-feira (20) que sua fé a teria impedido de votar a favor do casamento gay.

O Parlamento escocês legalizou as uniões entre pessoas do mesmo sexo em 2014. Na época, Forbes, de 32 anos, ainda não MSP – Member of the Scottish Parliament (Membro do Parlamento Escocês, em português).

Outra declaração da política, feita na terça-feira (21), foi sobre ter filhos fora do casamento: “Seria errado de acordo com minha fé”.

Considerada a favorita para substituir a primeira-ministra Nicola Sturgeon, Forbes decidiu renunciar na semana passada após oito anos como líder do Partido Nacional Escocês, o SNP.

Perda de apoio

Vários legisladores do seu partido, o maior da Escócia, retiraram o apoio a Forbes após seus comentários sobre casamento. Ela também se opôs ao ato de reconhecimento de gênero.

“Entendo que as pessoas têm opiniões muito fortes sobre esses assuntos”, disse ela à BBC. “Acho que o público deseja que os políticos respondam a perguntas diretas com respostas diretas, e certamente foi isso que tentei fazer.”

Forbes disse que ela “defenderia ao máximo os direitos de todos em uma sociedade pluralista e tolerante, de viver e amar livre de assédio e medo”.

Ela disse que não tentaria mudar a lei do casamento se se tornasse líder porque “casamentos iguais são um direito legal e, como servidora da democracia, e não uma ditadora, respeito e defendo absolutamente esse direito democrático”.

Entre os críticos de Forbes está o secretário de saúde escocês, Humza Yousaf, rival do cargo de líder.

“Sou um defensor do casamento igualitário”, disse Yousaf à estação de rádio LBC. “Eu sou muçulmano. Sou alguém que tem orgulho da minha fé. Estarei jejuando durante o Ramadã dentro de algumas semanas. Mas o que eu não faço é não usar minha fé como base para a legislação.”

Exemplo cristão

Para Graham Nicholls, diretor da Affinity: igrejas evangélicas em parceria e um dos líderes da Christ Church Haywards Heath, em West Sussex, a postura intransigente de Kate Forbes é um grande exemplo para todos os cristãos.

Ele diz que Forbes está respondendo a perguntas sobre suas crenças cristãs com clareza e integridade. E que os ataques de outros políticos e da mídia contra ela são injustos.

“Não sou escocês e também não sou a favor da independência escocesa. Portanto, estou totalmente desqualificado para comentar sobre a disputa pela liderança do Partido Nacional Escocês (SNP). Mas algo talvez surpreendente e profundamente triste está acontecendo na política escocesa que tem implicações para todos nós”, declarou.

Nicholls destacou que a candidata é “altamente competente e uma grande personagem” no cenário político de seu país. “Era, não é mais”, disse ele, referindo-se ao desfecho na candidatura de Forbes por pressões devido às suas opiniões.

“Depois de uma série de entrevistas na mídia, parece que suas chances de sucesso foram fatalmente prejudicadas por causa de suas visões culturalmente ‘não ortodoxas’ sobre casamento e gênero”, ele disse.

De acordo com Nicholls, Forbes pode enfrentar uma investigação disciplinar interna do SNP depois de dizer à ITV: “Acredito que uma mulher trans é um homem biológico que se identifica como mulher”.

‘Inquisição moderna’

Ela também foi “acusada” de orar contra o aborto pelo menos uma vez.

“Para a nossa moderna inquisição espanhola, com uma religião de intolerância ao tipo errado de fé, ela é uma herege, de direito”, disse Nicholls.

Nicholls diz que a Igreja Livre da Escócia, da qual Forbes é integrante, é “uma denominação ortodoxa de ensino da Bíblia”.

“Apoiamos a Igreja Livre da Escócia enquanto eles defendem o ensino bíblico sobre casamento, sexualidade, gênero e direito à vida”, disse o líder cristão.

“Como Affinity, não temos posição sobre as políticas de Kate Forbes, ou sua adequação como líder do partido, mas apoiamos totalmente que ela fale aberta e claramente sobre sua fé”, diz Nicholls.

“Ela é um grande exemplo para todos os cristãos na vida pública por não se comprometer por conveniência política. Encorajo você a orar por nossa irmã, pois ela recebe muita pressão para ceder e abandonar suas convicções para ganhar poder”.

Nicholls finaliza dizendo: “Estamos profundamente tristes que expressar ensino cristão legítimo e de longa data sobre sexualidade e direito à vida possa proibir alguém de liderar um partido político. Não achamos que seja bom para o país ou para a democracia e liberdade de pensamento e religião excluir as opiniões de grande parte da população atual e parte de nossa história e cultura”.



Fonte: Guiame


23/02/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
GOSPEL HITS