NOTÍCIAS


A importância da experiência na Teologia Pentecostal



As experiências religiosas são características importantes na sua expressão de fé. Não há como fazer uma dicotomia entre religião e experiência, porque ambas estão interligadas. Todavia, o Cristianismo apresenta a legítima experiência religiosa, porque essa “religa o crente a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (João 14:6). Pelas Escrituras, cremos que a verdadeira salvação vem em Jesus Cristo. Quem recebe Cristo como Senhor e Salvador, se torna filho de Deus (João 1:12). Essa experiência salvífica nos proporciona sermos justificados pela fé (Romanos 5:1), separados por Ele (1 Pedro 1:16), entre outros benefícios.

Os pentecostais, como legítimos evangélicos herdeiros da Reforma Protestante, creem e pregam o novo nascimento. Mas além disso, os pentecostais defendem que podemos vivenciar as mesmas experiências carismáticas que os apóstolos viveram.

Os pentecostais não compactuam com racionalismo desenvolvido com ótica do iluminismo. Porque esse racionalismo não reconhece a importância das experiências bíblicas. A Teologia pentecostal possui uma racionalidade, pois seu pressuposto hermenêutico tem um fundamento sólido nas Escrituras e na tradição teológica. Cox afirma que “esse poderoso e espiritual movimento é o preenchimento do déficit extático do Ocidente moderno” (COX, 1995, p. 91).

A experiência é uma característica da Teologia Pentecostal. Enquanto outras tradições cristãs também reconhecem a importância das experiências, elas não as enfatizam tanto, muitas vezes devido à leitura bíblica com uma lente de “racionalismo da incredulidade”. A Teologia Pentecostal destaca a narrativa das Escrituras como elas são apresentadas. Se a narrativa dos Evangelhos sinóticos destaca que Jesus curou. Os pentecostais pregaram que Jesus curou e continua curando em nossos dias. Se os apóstolos experimentaram o poder carismático registrado no livro de Atos, a Teologia Pentecostal enfatiza que essa experiência espiritual não ficou restrita ao passado, mas continua a se manifestar em nossos dias. Deus não mudou e não mudará. Quem muda é o ser humano na sua arrogância da incredulidade. O mesmo Deus que operou no passado, continua a operar em nossos dias. Basta crermos e buscarmos ao Senhor Deus para termos essas e outras experiências.

Referência Bibliográfica:

COX, Harvey. Firefox from Hearve: The Rise of Pentecostal Spirituality and the Reshaping of Religion in the Twenty-first Century. Reading: Addison-Wesley, 1995.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Os pentecostais e sua mensagem sobre Jesus Cristo, a nossa esperança!



FONTE: GUIAME


11/04/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL