NOTÍCIAS


Pesquisa diz que mulheres passam mais tempo a sós com Deus do que homens



Uma nova pesquisa com objetivo de saber quem passa mais tempo a sós com Deus, se homens ou mulheres, aponta que é o público feminino que se dedica mais a esses momentos.

Publicada pela Lifeway Research, uma organização que analisa as tendências atuais do ministério da igreja, a pesquisa diz que 65% dos fiéis protestantes disseram que intencionalmente passam tempo com Deus pelo menos diariamente.

Quarenta e quatro por cento dos participantes disseram que passam tempo com Deus uma vez por dia, enquanto 21% disseram que desfrutam de momentos de silêncio com Deus várias vezes ao dia.

Segundo o The Christian Post, foram “ouvidos 1.002 americanos de 19 a 29 de setembro de 2022, recrutados por meio de um painel nacional pré-recrutado. Os entrevistados foram selecionados para determinar se frequentam serviços religiosos pelo menos uma vez por mês e se identificam como protestantes/não denominacionais.”

Nesse universo, 17% dos frequentadores da igreja dizem que passam um tempo a sós com Deus várias vezes por semana, em vez de uma ou várias vezes ao dia, e 7% dizem que têm um tempo de silêncio com o Senhor uma vez por semana.

Disseram que passam tempo com Deus algumas vezes por mês 5% dos entrevistados, 2% disseram que uma vez por mês e 3% responderam menos de uma vez por mês. Apenas 1% disse que nunca passa tempo a sós com Deus.

Homens e mulheres

Na pesquisa, 48% das mulheres disseram que o tempo de silêncio com Deus faz parte de seu hábito diário, em comparação com 38% dos homens.

A constatação parece mostrar que o gênero desempenha um papel na probabilidade de os entrevistados dizerem que encontrar um tempo a sós com Deus era um hábito diário para eles.

As pessoas no Sul dos EUA (49%) foram as mais propensas a dizer que passam tempo a sós com Deus regularmente, enquanto 25% dos batistas disseram que encontram tempo com Deus mais de uma vez por dia. Trinta por cento daqueles com crenças evangélicas e 15% sem crenças evangélicas disseram o mesmo.

Vinte e seis por cento das pessoas que frequentam os cultos pelo menos quatro vezes por mês têm maior probabilidade de passar um tempo a sós com Deus mais de uma vez por dia, em comparação com 13% dos frequentadores da igreja que frequentam os cultos de uma a três vezes por mês.

“Vemos um padrão nas Escrituras de seguidores de Deus se retirando para passar um tempo a sós com Ele. O próprio Jesus Cristo também fez isso”, disse Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research, em comunicado.

“A maioria dos frequentadores de igrejas protestantes continua essa interação relacional com Deus e usa uma variedade de recursos como eles fazem.”

Interações

A interação, maneira como os fiéis escolhem passar o tempo com o Senhor, difere para cada um. Oitenta e três por cento dos entrevistados dizendo que oram a Deus com suas próprias palavras, em vez de por meio da Bíblia. Oitenta por cento agradecem a Deus durante seu tempo a sós com Ele, 62% O louvam e 49% confessam seus pecados.

Apenas 39% leem a Bíblia ou um devocional e apenas 20% repetem uma oração fixa. Dezoito por cento consideram as características de Deus enquanto passam tempo com o Senhor, e 1% diz que faz outra coisa.

Os entrevistados com idades entre 18 e 34 (31%) e 35 e 49 (26%) eram mais propensos a dizer que repetem uma oração definida do que os participantes com idades entre 50 e 64 (16%) e mais de 65 (11%). Oitenta e cinco por cento dos fiéis de 50 a 64 anos disseram que oram a Deus com suas próprias palavras, e 89% daqueles com mais de 65 anos disseram o mesmo.

Faixas etárias

Entre os entrevistados mais jovens, 77% disseram que eram mais propensos a orar a Deus com suas próprias palavras.

A probabilidade de os fiéis orarem com suas próprias palavras diferiu entre os sexos, com 86% das mulheres dizendo que são mais propensas a usar suas próprias palavras em vez de repetir uma oração definida, em comparação com 79% dos homens.

O estudo observou que 85% das pessoas que frequentam os cultos pelo menos quatro vezes por mês são mais propensas a orar com suas próprias palavras do que aquelas que vão com menos frequência (79%). Aqueles que frequentam os cultos de uma a três vezes por mês (24%) são mais propensos do que aqueles que frequentam com mais frequência (16%) a fazer uma oração fixa.

Além disso, aqueles sem crenças evangélicas (22%) eram mais propensos do que as pessoas que possuem essas crenças (16%) a repetir uma oração fixa.

“Existem muitas razões para fazer uma oração fixa. Quer alguém esteja orando a oração modelo que Jesus deu ou repetindo o mesmo pedido a Deus todos os dias, isso pode ser significativo”, disse McConnell. “Ao mesmo tempo, as Escrituras também registram Salmos e orações em seus relatos narrativos que mostram como podemos ser pessoais e diretos ao falar com Deus em nossas próprias palavras.”

Leitura da Bíblia

Sessenta e três por cento disseram que escolheriam a Bíblia para ler durante seu tempo de silêncio com Deus. Vinte e cinco por cento disseram que preferiam uma Bíblia que inclua comentários ou devocionais, e 20% disseram que usariam as Escrituras em um aplicativo de telefone.

Um pequeno número de entrevistados (8%) disse que leria um livro devocional que não imprime as Escrituras, enquanto 7% disseram que leriam um devocional em um aplicativo e 3% disseram que leriam outra coisa.

Outra pesquisa da Lifeway Research com 1.000 americanos, divulgada em novembro e publicada pelo The Christian Post, descobriu que 50% dos protestantes preferem frequentar uma igreja politicamente homogênea, enquanto 41% discordam e 10% não têm certeza.

A pesquisa observou que 19% dos protestantes concordam fortemente que preferem frequentar uma igreja onde as pessoas compartilham suas opiniões políticas, contra 12% em 2017.

Esta pesquisa sobre a frequência com que homens e mulheres passam tempo a sós com Deus tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de +/- 3,3%.



Fonte: Guiame


12/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORA TOP