NOTÍCIAS


Pastor é baleado e 25 fiéis são sequestrados durante culto na Nigéria



Um culto no noroeste da Nigéria foi interrompido por ataques de terroristas no último domingo (15). De acordo com o site de notícias Morning Star News, os agressores atiraram e feriram o pastor e sequestraram 25 membros da congregação.

O atentado ocorreu no culto matinal da Igreja Nova Vida para Todos na vila Dantsauri do estado de Katsina, distrito de Gidan Haruna, condado de Kankara.

“Foi recebido um pedido de socorro informando que terroristas em grande número, atirando esporadicamente, invadiram a vila de Dantsauri em Kankara. Os terroristas atiraram na mão de um pastor em Haruna e sequestraram cinco mulheres  (incluindo duas menores)  que estavam em um culto de domingo em sua igreja”, afirmou Gambo Isah, policial do Estado de Katsina.

O policial identificou as cinco mulheres sequestradas como Rabi Isiaku (15 anos); Nooseba Shuaibu (13 anos); Rabi Saidu (36 anos); Rabi Baba (49 anos); e Saratu Hadi (27 anos). E informou que o pastor baleado recebeu tratamento no Hospital Geral de Kankara.

Apesar do relatório policial, moradores da região e o assistente especial sênior para assuntos cristãos do governo, o reverendo Ishaya Jurau, disseram à mídia que 25 membros da igreja foram sequestrados e nove conseguiram escapar. 

Francis Sardauna, residente da região, contou ao Morning Star News que os agressores chegaram em motocicletas.

“Os terroristas atacaram uma assembleia cristã local, atiraram no pastor da igreja e sequestraram 25 fiéis”, relatou Sardauna.

Perseguição aumenta na Nigéria

Em 2022, o número de cristãos mortos por sua fé na Nigéria cresceu. Segundo a Lista Mundial de Perseguição da Portas Abertas, publicada nesta quarta-feira (18), foram:

– 5.014 cristão mortos;

– 4.726 cristãos sequestrados, agredidos, assediados sexualmente, casados ​​à força, abusados ​​física ou mentalmente.

O número de casas e empresas atacadas por motivos religiosos também aumentou. Em 2021, a Nigéria teve o segundo maior número de ataques a igrejas e pessoas deslocadas internamente.

Esse ano, na lista de observação mundial dos países onde é mais difícil ser cristão, a Nigéria saltou para o 6° lugar. É a classificação mais alta de todos os tempos, já que no ano anterior o país esteve na  7º posição.

“Militantes do Fulani, Boko Haram, Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP) e outros conduzem ataques a comunidades cristãs, matando, mutilando, estuprando e sequestrando para resgate ou escravidão sexual. Este ano também vimos essa violência se espalhar para a maioria dos crentes ao sul da nação. O governo da Nigéria continua negando que isso seja perseguição religiosa, então as violações dos direitos dos cristãos são realizadas com impunidade “, observou a Lista Mundial da Perseguição.



Fonte: Guiame


19/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
É PARA ADORAR