NOTÍCIAS


Papua Nova Guiné diz que abrirá embaixada em Jerusalém



Papua Nova Guiné, um país de maioria cristã, anunciou que vai abrir uma embaixada em Jerusalém

O anúncio foi confirmado pelo ministro das Relações Exteriores da nação, Justin Tkachenko, a Eli Cohen, ministro das Relações Exteriores de Israel, no domingo (26). 

“Agradeço a Papua Nova Guiné pelo relacionamento próximo, o apoio esmagador das instituições internacionais e a decisão de estabelecer uma embaixada em Jerusalém. Esta é mais uma prova da relação calorosa e importante entre os países”, afirmou Cohen.

Justin Tkachenko já havia falado sobre abrir uma embaixada na cidade santa em janeiro e confirmou a promessa durante conversa por ligação com Cohen, na quarta-feira (15). 

Segundo Justin, a embaixada será inaugurada ainda neste ano. Israel e Papua Nova Guiné possuem relações diplomáticas desde 1978.

Reconhecimento de Jerusalém como capital

A abertura de uma embaixada em Jerusalém ainda é considerada controversa pela comunidade internacional, já que poucos países reconhecem a cidade como parte do território soberano de Israel e como capital da nação.

Em 2017, os Estados Unidos declararam que Jerusalém era a capital de Israel e transferiram a embaixada para lá um ano depois, em uma tentativa de mudar o consenso internacional.

Entretanto, apenas Guatemala, Honduras e Kosovo seguiram o exemplo dos EUA e abriram embaixadas na cidade santa. 

Outros países estabeleceram escritórios comerciais em Israel, como uma forma de reconhecer os laços da nação israelense com Jerusalém.

Esses países incluem: Austrália, Brasil, Colômbia, República Tcheca, Equador, Geórgia, Hungria, Paraguai, Sérvia, Eslováquia, Ucrânia e Uruguai.

O ministro Cohen declarou que “nós, do Ministério das Relações Exteriores, continuaremos trabalhando para transferir mais missões diplomáticas para a cidade de Jerusalém, a capital eterna do povo de Israel”.



Fonte: Guiame


27/02/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORA TOP