NOTÍCIAS


Pais que elogiam os filhos dão a eles maior segurança emocional e saúde mental



No artigo de hoje quero abordar um assunto que pode até parecer simples, mas não é. Isso porque, apesar do elogio aos filhos ser algo muitas vezes natural, alguns pais não se dão conta que muitas vezes deixam de fazer isso, o que termina acarretando alguns problemas emocionais.

Crianças e adolescentes precisam ter boa autoestima, e isso parte de uma segurança emocional que eles devem ter a partir da própria família, com os pais. Os filhos que não recebem isso, normalmente se tornam mais conflituosos em suas relações interpessoais.

Isso acontece porque o elogio dos pais é uma das formas de reconhecimento em relação à competência, gostos e atuação dos filhos diante da vida. Quando eles deixam de existir, os filhos deixam de ter uma importância fonte de referencial em relação ao próprio ego, podendo surgir daí a insegurança emocional.

Como resultado, os filhos podem querer buscar essa autoafirmação em outras pessoas, elementos e ideias, podendo surgir daí, também, comportamentos preocupantes do ponto de vista moral e cristão.

Por essa razão, os pais devem exercitar o elogio aos filhos com regularidade, demonstrando que reconhecem a importância do que fazem, suas preferências e ideias. Acredite, essa atitude simples faz muita diferença na saúde emocional de crianças e adolescentes, podendo ser determinante para a sua proteção.

É importante destacar, porém, que o elogio deve ser equilibrado, nada fora do contexto ou artificial. Também vale frisar que você, como pai ou mãe, não precisa esperar que os seus filhos acertem em tudo para elogiar. Você também deve elogiar pelas tentativas frustradas, desde que sejam frutos de esforço e dedicação.

Conclusão

Como podemos notar, o elogio é muito mais do que simples palavras jogadas ao vento. Na vida de crianças e adolescentes, isto significa um espelho sobre si mesmo e reconhecimento de autenticidade, competência e valor.
Por isso, se você quer ter filhos emocionalmente saudáveis, saiba elogiar corretamente, com amor e sinceridade. Essa pode ser a diferença entre ter jovens felizes e seguros de si, ou inseguros e ansiosos.

Marisa Lobo é psicóloga, especialista em Direitos Humanos, presidente do movimento Pró-Mulher e autora dos livros “Por que as pessoas Mentem?”, “A Ideologia de Gênero na Educação” e “Famílias em Perigo”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os vícios e dependências humanas são do tamanho de Deus



Fonte: Guiame


02/09/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO