NOTÍCIAS


O que são os cinco solas da Reforma Protestante?



A Reforma Protestante trouxe grandes contribuições para sociedade não só naquela época, mas que também reflete em nossos dias. Um exemplo que podemos mencionar é a democracia, que embora nasceu na Grécia dos filósofos, foi aperfeiçoada e amadurecida com avanço do protestantismo. Mas o nosso foco é falar no aspecto teológico. Então surge a pergunta: o que são os cinco solas? 

A palavra “sola” é do latim que significa “somente”, que foi sistematizada no século passado. Os cinco solas (somente) significam o resumo dos pontos principais ou essenciais que os reformadores defenderam. Esses solas não são exclusividade de igrejas que nasceram na Reforma. Toda igreja que verdadeiramente ama a Deus e a Sua palavra, está inserida dentro dos cinco solas que são:

Sola Scriptura (Somente a Escritura)

Segundo Boice, “a segurança de que Deus falou aos reformadores diretamente por meio de Suas santas Escrituras conferiu a eles uma ousadia singular” (BOICE, 2011. Página 47). A Bíblia é a palavra de Deus, e só Ela é suficiente para edificação da Igreja do Senhor Jesus. Ela é a nossa fé e prática.

Solus Christus (Somente Cristo) 

Segundo Anglada, “a pregação reformada é particularmente cristocêntrica. Os reformadores pregavam a Bíblia toda. Mas Cristo, sua pessoa, morte expiatória, ressurreição e reino eram o tema sempre presente das mensagens deles” (ANGLADA, 2005. Página 123). O Senhor Jesus morreu pelos nossos pecados e oferece para nós a vida eterna (João 3:16). O Seu sacrifício é suficiente para o plano da salvação. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade!

Sola Gratia (Somente pela Graça) 

Segundo Armínio, a graça “é uma afeição gratuita pela qual Deus, tocado pelo amor, vai em direção a um pecador miserável” (ARMÍNIO, 2015. Página 231). Não somos salvos pelas obras, porque não temos capacidade suficientes para nos chegar a Deus. Por isso, é Deus que toma iniciativa no plano da salvação. Não merecemos nada, mas o amor de Deus manifesta a Sua graça para nos salvar (Efésios 2:8).

Sola Fide (Somente pela Fé)

Segundo Lutero, “essa justiça vem de Deus apenas, pela fé em Jesus Cristo. Esta justiça não é julgada diante dos homens, mas perante Deus. Visto ser o homem pecador, não pode conseguir esta justiça por si mesmo” (HAGGLUND, 2003. 192). Quando recebemos Jesus Cristo como Salvador e Senhor das nossas vidas, Ele assume as nossas culpas e pecados, e diante de Deus somos justificados em Cristo Jesus (Romanos 5). Agora somos filhos de Deus (João 1:12).

Soli Deo Gloria (Somente a Deus a glória)

Segundo Anglada, “os reformadores restauraram a adoração a Deus. A ênfase de Calvino, assim como a dos demais reformadores, é na pregação do evangelho, da soberania de Deus” (ANGLADA, 2005. Página 137). Deus é digno de ser adorado e louvado para todo sempre. Enquanto a sociedade adora as ideologias, políticos e o materialismo. A Igreja adora ao Deus Eterno, Soberano e Trino (O Pai, O Filho e O Espírito Santo). A único de digno de louvor e adoração para todo sempre. Amém! (João 4:24).

Com essa breve apresentação dos cincos solas, precisamos manter essa essência em nossas vidas. Deus confiou a Sua Igreja para proclamar a Sua palavra. Não podemos nos curvar com as heresias que nos rodeiam. Vamos seguir o conselho do Fontes que afirmou que “temos a responsabilidade de zelar pelos princípios da Reforma em nossas comunidades de fé. Acima de tudo, proclamar a verdade absoluta que é o nosso Jesus Cristo (Jo 14:6). Edificarmos as nossas comunidades para o amadurecimento da fé cristã (Ef 4:13), e sempre adorar o verdadeiro Deus em espírito e em verdade (Jo 4:23 e 24)” (FONTES, 2019. Página 121).

Bibliografia 

ANGLADA, Paulo. Introdução à Pregação Reformada-Uma Investigação Histórica sobre o Modelo Bíblico-Reformado de Pregação. Ananinpágina. Knox Publicações. 2005. 

ARMÍNIO, Jacó. As Obras de Armínio – Volume 1. Rio de Janeiro. CPAD. 2015.

BOICE, Jaime Montgomery. Fundamentos da Fé Cristã. Rio de Janeiro. Central Gospel. 2011.

FONTES, Ediudson. Reforma Protestante e Pentecostalismo – A conexão dos cinco solas e a Teologia Pentecostal. São Paulo. Editora Reflexão. 2019.

HAGGLUND, Bengt. História da Teologia. Porto Alegre. Concórdia. 2003.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Qual é a importância da Reforma Protestante?



Fonte: Guiame


18/10/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO