NOTÍCIAS


O legado do imigrante alemão que gerou 20 pastores em sua família, no Brasil


O pastor Rolf Jacob Engel foi o patriarca de uma família que tem uma história centenária no Brasil e que, a partir dele, passou a se dedicar à pregação do Evangelho no Sul do país. Rolf Engel faleceu aos 91 anos na manhã desta sexta-feira (2), deixando um imenso legado de fé.

De raízes judias alemãs, o primeiro da família a se estabelecer no Brasil, há 175 anos, foi Cristiano Engel, na região de Agudo (RS), em 1847. Mas foi a partir de seu bisneto, Rolf Engel, que a semente do Evangelho passou a dar frutos na descendência da família.

Rolf nasceu em 2 de maio de 1931, na cidade de Trombudo, município de Dona Francisca (RS). Por mais de 70 anos, foi casado com dona Terezinha dos Santos Engel, com quem teve 8 filhos, 17 netos e 13 bisnetos, entre os quais se encontram 20 pastores, sem contar aqueles que já exercem algum ministério na igreja. 

Em mais de nove décadas de vida, o maior legado de Rolf Engel foi formar uma grande família sacerdotal, mesmo em uma época de difícil aceitação e muita repressão ao Evangelho no Brasil.


Pastor Rolf Engel e sua família. (Foto: Ministério Engel)

Hoje, os pastores da família Engel estão espalhados pelo País, fazendo a diferença no Reino. Até seus últimos anos de vida, Rolf esteve sempre ativo na obra de Deus, pregando nos cultos da igreja em Faxinal do Soturno (RS), presidida por seu neto, o pastor Tiago Engel. 

O pastor Joel Engel, filho de Rolf, esteve ao lado do pai até os últimos dias de sua vida e prestou uma homenagem. “Meu pai foi um verdadeiro homem de Deus, um profeta que nos últimos momentos de sua vida fez um grande esforço para nos abençoar como fizeram os patriarcas na Bíblia, com imposição de mãos”, disse ele.

Joel Engel sempre foi um companheiro de seu pai. Aos 9 anos de idade, Joel começou a ajudar Rolf, trabalhando na Padaria do Comércio, na cidade de Cachoeira do Sul (RS). 

Aos 16 anos, Joel conseguiu realizar o sonho de ter sua própria padaria, e seu pai se uniu a ele para trabalharem juntos. Foi nesse período que Deus começou a transformar a história da família.


Pastores Joel Engel e Rolf Engel. (Foto: Ministério Engel)

“Depois conhecemos Jesus, eu me tornei pregador e logo ele veio nos acompanhar, e também se tornou um pastor. Ele pregava e orava o tempo todo”, contou Joel. “No final de sua vida, ele veio morar em Faxinal do Soturno e sua maior alegria era subir o monte para se encontrar com Deus.”

Por fim, Joel Engel agradeceu àqueles que oraram pelo pastor Rolf e pelos profissionais do Hospital de Caridade São Roque, em Faxinal do Soturno. “Ele amava todos os médicos e enfermeiros e fez questão de abençoar cada um que lhe atendeu”, declarou.

“Este momento foi o mais profético, forte, difícil e também mais emocionante da minha vida. Hoje ele fez o voo de águia e subiu mais alto, para estar para sempre no monte de Deus”, finalizou Joel Engel.


Pastor Rolf Engel e sua família. (Foto: Ministério Engel)



Fonte: Guiame


02/09/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO