NOTÍCIAS


Novilhas vermelhas preparadas para o Terceiro Templo logo atingirão a maioridade


As novilhas vermelhas são vistas por muitos judeus e cristãos como um dos elementos que podem levar à construção do Terceiro Templo em Israel, enquanto sacerdotes se preparam para retomar as cerimônias descritas no Antigo Testamento.

Em setembro de 2022, cinco novilhas vermelhas chegaram a Israel rodeadas por grandes expectativas. Os animais estão sendo criados em um local não revelado e devem ser transferidos em breve para um centro de visitantes em Siló, onde o tabernáculo esteve por 400 anos.

Estas novilhas vermelhas têm agora entre 1 e meio e 2 anos de idade. Para replicar a cerimônia mencionada na Bíblia, elas precisam ter pelo menos 3 anos de idade — e dentro desse intervalo de tempo, os animais não podem ter nenhuma mancha, fio branco ou qualquer coisa que os desqualifique.

O livro de Números explica que as cinzas da novilha vermelha são usadas para purificar os sacerdotes para os rituais no Templo:  

“Esta é uma exigência da lei que o Senhor ordenou: Mande os israelitas trazerem uma novilha vermelha, sem defeito e sem mancha, sobre a qual nunca tenha sido colocada uma canga. Vocês a darão ao sacerdote Eleazar; ela será levada para fora do acampamento e sacrificada na presença dele.” (Números 19:2-3)

De acordo com os judeus que trabalham nos preparativos, a cerimônia da novilha vermelha precisa ser realizada no Monte das Oliveiras, em um local que dê para ver diretamente onde ficava o Templo. 

Um terreno localizado a leste do Monte do Templo, comprado há 12 anos pelo rabino Yitshak Mamo, atende a esses dois padrões.  “Tinha que ser exatamente na frente do local em que o sacerdote que fazia esta cerimônia pudesse ver o Santíssimo Lugar”, disse ele à CBN News.


Terreno no Monte das Oliveiras onde será feita a cerimônia. (Foto: Reprodução/CBN News)

“E esperamos que daqui a um ano e meio possamos fazer aqui, nesta área, a cerimônia da novilha vermelha, que na verdade será o primeiro passo para o Terceiro Templo”, acrescentou o rabino.

Sacerdotes já estão preparados

De acordo com Mamo, a cerimônia só pode ser realizada por sacerdotes que não tenham sido contaminados por tocar em pessoas ou animais mortos, de acordo com as especificações do Antigo Testamento.

“O Instituto do Templo tem nove sacerdotes puros”, explicou o rabino. “Eles não nasceram no hospital, eles nasceram em casa, porque são sacerdotes. Eles não vão a nenhum cemitério e os pais os preservam disso, para que não vão a nenhum cemitério ou lugar problemático”. 

E acrescentou: “Então, temos o sacerdote, temos a novilha vermelha, temos a terra. Temos tudo pronto. Só precisamos esperar mais um ano e meio.”  


Rabino Yitshak Mamo. (Foto: Reprodução/CBN News)

A busca pela novilha perfeita

Byron Stinson, da organização Boneh Israel (que trabalha na reconstrução de locais bíblicos), ajudou a encontrar as novilhas vermelhas nos Estados Unidos. 

“Acreditamos que é muito provável que a cerimônia aconteça por volta da Páscoa de 2024 ou do Shavuot (Festa de Pentecostes) de 2024”, disse Stinson à CBN. “Em algum momento nessa época, as vacas teriam idade suficiente e seria a linha do tempo adequada para essa cerimônia.” 

Essa poderia ser a primeira cerimônia com uma novilha vermelha em 2.000 anos, segundo Stinson. Ele acredita que o processo para a construção do Terceiro Templo começou quando o povo judeu iniciou seu retorno à Israel dos quatro cantos do mundo, e a Terra Prometida se tornou oficialmente um país, em 1948.

“Israel renasceu como nação e ninguém achava que isso poderia acontecer. E hoje Israel continua sendo essa nação forte e todas essas profecias começam a se cumprir”, disse Stinson. “A evidência do que Deus está fazendo com Jerusalém é o centro disso, e o Templo é o centro de Jerusalém. Agora, como isso vai acontecer? Ninguém sabe ao certo.” 


As novilhas estão sendo preparadas e avaliadas em Israel. (Foto: Reprodução/CBN News)

Casa de oração para todos os povos

Stinson afirma ainda que o Terceiro Templo deve ser uma casa de oração para todas as nações.     

“A Bíblia diz que quando Salomão construiu o Primeiro Templo, ele declarou que era uma casa de adoração para todas as nações — é isso que o Templo é. E acho que muitas pessoas pensam que é apenas um templo judaico, mas isso não é verdade. É para todas as nações da terra”.

 O rabino Mamo relembrou os escritos do sábio judeu Maimônides, que contou nove novilhas vermelhas desde Moisés até a época do Segundo Templo.    

“Não é sua maneira de escrever, mas de repente ele disse que a décima (novilha) levaria à vinda do Messias”, disse ele. “Nós sabemos que o Messias fará a décima. Talvez tenhamos o privilégio de ser uma dessas pessoas que ajudam o Messias a fazer isso.”

Lembrando que os judeus ainda aguardam a primeira vinda do Messias, enquanto os cristãos reconhecem que o verdadeiro Messias, que é Jesus, já veio e irá voltar. 



Fonte: Guiame


20/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
MIX GOSPEL