NOTÍCIAS


Nicarágua fecha duas universidades católicas no país



Em mais uma ação de perseguição religiosa, que já prendeu padres, expulsou freiras do país e fechou ONGs cristãs, o governo esquerdista de Daniel Ortega agora decidiu agir contra o sistema educacional de nível superior vinculado à Igreja Católica.

Na terça-feira (07), o governo da Nicarágua fechou duas universidades afiliadas católicas, alegando que ambas violaram leis e regulamentos. A ação foi tomada um dia após a revogação do status legal das principais associações empresariais.

O cancelamento do status legal da Universidade Juan Pablo II, com sede na capital Manágua e em outras quatro cidades, e da Universidade Autônoma Cristã da Nicarágua (UCAN), com sede em León e outras cinco cidades foi publicado pelo Ministério do Interior no jornal oficial La Gaceta.

De acordo com a resolução assinada pela ministra do Interior, María Amelia Coronel Kinloch, o cancelamento foi decretado devido ao “descumprimento de suas obrigações decorrentes das leis que os regulam”.

Ambas as universidades “têm dificultado o controle e fiscalização da Direcção-Geral de Registo e Controlo de Entidades Sem Fins Lucrativos” do Ministério, diz a resolução.

De acordo com as normas da Lei 1.115 sobre organizações sem fins lucrativos, os estudantes de ambas as instituições serão integrados em outras universidades e seus bens serão transferidos para o Estado.

Isolamento internacional

Em 6 de março, medidas similares também foram tomadas pelo regime de Ortega, com o Governo cancelando o estatuto jurídico de 18 associações empresariais, incluindo o Conselho Superior da Empresa Privada (COSEP), que reúne outras câmaras patronais.

As decisões se somam a outras medidas do governo esquerdista de Daniel Ortega que lhe valeram o isolamento internacional, além de sanções dos Estados Unidos e da União Europeia (UE).

As autoridades das duas universidades terão de entregar ao Conselho Nacional de Universidades (CNU) toda a “informação sobre alunos, docentes, carreiras, planos de estudos, bases de dados de matrículas e habilitações (Registo Académico)”.

A Universidade Juan Pablo II, da Conferência Episcopal da Nicarágua, oferecia dez disciplinas em suas sedes.



Fonte: Guiame


08/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
LIBERTAÇÃO