NOTÍCIAS


Jesus: Tudo ou nada



Você pode ter tudo e, ao mesmo tempo, não ter nada.

Como assim? Vamos usar a metáfora do casamento para compreendermos. Casamento nos dias atuais virou um supernegócio, a indústria do casamento fatura milhões todos os anos no Brasil e, a cada ano, o faturamento só cresce.

E por quê? Porque as invenções não cessam. Caso tenha mais de 40 anos, tente lembrar como eram as cerimônias há vinte anos. Em nada lembram os efeitos espetaculares dos megaeventos chamados de “casamento” que acontecem hoje em dia.

Tudo é mega. Os convites. Os padrinhos. A decoração. O dia da noiva. A festa. A banda. As ativações na festa. Os brindes. As luzes. As surpresas. As fotos. O estilo de filmagem. A lua de mel. O antes, o durante e o depois. Tudo é feito para ostentar, para impressionar, para glamourizar.

Mas tudo isso ainda não é o casamento raiz, como descrito na Palavra. A aliança entre um homem e uma mulher que fazem um pacto de fidelidade até que a morte os separe, com testemunhas, aprovação e bênção de Deus. Ou seja, você pode ter TUDO que diz respeito a superprodução, e ainda assim não ter NADA no que diz respeito a ter, de fato, um casamento sólido, abençoado e feliz.

Você pode não ter nada e, ao mesmo tempo, ter tudo.

Como assim? A metáfora é a mesma, só que ao contrário. Neste caso você não tem os recursos para comprar e contratar todos os mimos, luxos, fornecedores, buffet, viagem, roupas, decorações, vídeos, nada. Você não tem nadica de nada.

Mas mesmo assim segue em frente. Mesmo assim junta com sacrifício o dinheiro para pagar o cartório e casar-se no civil. Faz uma vaquinha com a família, compra umas carnes na promoção do supermercado, chama a tia que é a melhor cozinheira, faz um simples, porém belo e delicioso almoço, convida somente a família, o pastor e a esposa.

Então, junto ao seu amor recebem a bênção, se emocionam, choram e se sentem leves, gratos, realizados. Afinal, até o momento este é o dia mais feliz da vida. E quem ousaria dizer o contrário? A felicidade está estampada na face de vocês.

Para os poucos que testemunham, aquelas pessoas essenciais que vocês escolheram a dedo para estarem presentes, fica claro que todo o comércio e produção que representam um casamento atualmente, vocês não têm NADA, porém para a construção de um lar, vocês têm TUDO.

Entendeu?

Evidente que todo o exercício acima mostra apenas dois lados de uma mesma metáfora. Evidente que existem ricos felizes e ricos tristes, assim como pobres felizes e pobres tristes. Evidente que uma grande festa não significa que só tenha pessoas vazias, assim como uma cerimônia extremamente simples não significa que só tenha pessoas profundas.

Reforçando, são apenas metáforas para analisarmos os descaminhos de uma sociedade que caiu de cabeça em apostas de tudo ou nada. Encontre um ponto de equilíbrio. Uma âncora na qual possa se firmar. Um porto seguro. O tudo ou nada na maioria das vezes será arriscado. Examinar tudo e reter apenas o que é bom segue sendo boa sabedoria bíblica.

Nem se deslumbre quando parecer que tem tudo, nem se desespere quando as coisas mostrarem que você não tem nada. Tudo que somos e temos vem do Senhor. O que não temos e não somos também. Jó, num momento difícil para se ter lucidez e equilíbrio nas palavras, nos deixou a lição: O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor!

O tudo ou nada reserve apenas para as questões essenciais, destas não abra mão, não negocie. Exemplo? Tudo para, por e com Jesus, absolutamente nada sem Ele! Tudo para o louvor dEle, minha vida, família, casa, dons, vocações. Nada para o acusador e sedutor dos nossos corações, o adversário que anda em derredor buscando a quem possa tragar, para este, nada. Para Jesus, tudo!

 

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: O que te manteria vivo por mais dois meses?



FONTE: GUIAME


19/04/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL