NOTÍCIAS


Missão monta barracas para famílias que perderam casas na Turquia


Missionários da organização Samaritan’s Purse oferecem tendas de emergência para famílias afetadas pelo terremoto que atingiu a Turquia, no dia 6 de fevereiro. 

O desastre deixou pelo menos 50 mil mortos e 214 mil prédios derrubados ou em estado precário na Turquia. As mortes e a destruição alcançaram 11 províncias do país e milhões de pessoas perderam suas moradias.

Esse é um recurso de emergência que está atendendo a uma necessidade urgente daqueles que estão sofrendo e lutando para reconstruir suas vidas após o desastre.

Beyza* e sua família começaram a dormir na rua em frente ao prédio em que moravam, pois não podiam mais retornar para casa, já que o edifício foi interditado por conta da tragédia. 

Semanas depois, eles ainda estavam na rua e não era seguro voltar ao prédio para pegar seus pertences. Então, receberam ajuda do grupo que faz o trabalho local.

Os missionários têm o apoio de um parceiro local na Turquia para distribuir e montar as tendas. Até o momento, eles têm como objetivo distribuir 300 barracas de abrigo para famílias carentes na região de Dortyol, onde Beyza e sua família moram.

“Minha filha ficou tão assustada depois do terremoto. Ela não para de chorar”, disse Beyza.

Beyza, seu marido pescador e suas duas filhas não tiveram tempo de pegar nada antes de fugir de seu apartamento. Além dos objetos pessoais, Beyza perdeu os pais que morreram durante o terremoto.


Crianças em frente a tenda montada pela Samaritan’s Purse. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Auxílio a outra família

A família de Ensar* também recebeu uma barraca dos missionários. Eles estavam morando no carro desde que o terremoto danificou sua casa.

“Muito obrigado por terem vindo”, disse Ensar, aliviado por poder oferecer à esposa e aos três filhos um lugar mais seguro para ficar.

Como a maioria da população está enfrentando a mesma situação com moradias destruídas, Ensar não conhecia ninguém que pudesse abrigar uma família de cinco pessoas.

Ele afirma que sem a barraca de abrigo da Samaritan’s Purse, “ainda estaríamos morando no carro”.

Assistência médica em Antakya

Além de distribuir tendas de abrigo, o grupo continua trabalhando no Hospital de Campanha de Emergência. Desde a inauguração no dia 13 de fevereiro, eles atenderam cerca de 3.600 pacientes.

Sare* foi até o hospital depois de machucar a perna tentando pular de uma janela durante o terremoto. 

“Tive medo de que a casa desabasse na minha cabeça. Eu tinha que fugir o mais rápido possível”, contou ela.

De acordo com o site Samaritan’s Purse, a equipe médica do hospital está cuidando de muitos pacientes que desenvolveram problemas respiratórios por dormirem ao ar livre no frio e serem expostos a poeira, fumaça e outras substâncias que podem causar uma reação de hipersensibilidade. 

Ikra*, 93 anos, ficou vários dias internada na enfermaria do hospital com pneumonia. Ela deixou a cidade de Antakya e foi morar com a família depois que sua casa foi destruída no terremoto. 


Ismail se recuperando nas instalações do hospital. (Foto: Reprodução/Samaritan’s Purse)

Ismail* precisava de cuidados médicos para problemas e ferimentos em estado crítico. A equipe notou que ele estava com bloqueio intestinal e precisava de cirurgia naquele dia ou poderia morrer.

“Tive muito medo. Visitamos outros hospitais, mas eles disseram que não tinham médicos porque uns morreram no terremoto e outros tiveram que sair com suas famílias”, disse o filho de Ismail, Eren*. 

Os terremotos interromperam a operação de instalações médicas padrão na região, tornando o Hospital de Campanha de Emergência essencial. 

“Vocês vieram de milhares de quilômetros para nos ajudar. Somos muito gratos pelo trabalho de vocês”, disse Ismail. 

Cerca de 100 membros fazem parte da equipe de campo do Samaritan’s Purse, eles continuam a servir fielmente em condições desafiadoras para levar alívio e conforto em nome de Jesus.

*Nomes alterados para a segurança dos envolvidos.



Fonte: Guiame


09/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
TOP GOSPEL BRASIL