NOTÍCIAS


Mais de 1300 igrejas deixam a Metodista Unida por doutrina LGBT



Os órgãos regionais da Igreja Metodista Unida (UMC, sigla em inglês), no Texas, votaram no fim de semana para aprovar a desfiliação de centenas de igrejas, com a maioria planejando se juntar à recém-criada Igreja Metodista Global (GMC).

O número total de congregações que saíram da UMC inclui 294 das 598 igrejas pertencentes à Conferência Central do Texas, com sede em Houston, e 145 das 201 igrejas pertencentes à Conferência do Noroeste do Texas, com sede em Lubbock, informou o The Dallas Morning News.

As igrejas que saíram formam quase a metade de todas as congregações da UMC no Texas e se somam a centenas em outros estados que tiveram suas saídas confirmadas por seus órgãos regionais.

Toda essa movimentação gira em torno do polêmico debate enfrentado pela UMC por sua posição oficial sobre a homossexualidade, conforme estabelecido em seu Livro de Disciplina, que proíbe a bênção de casamentos de pessoas do mesmo sexo, além da ordenação de homossexuais não celibatários.

Frustração conservadora

Embora os liberais teológicos tenham falhado em mudar a postura oficial, muitos líderes se recusaram a aplicar ou seguir as regras, levando a muita frustração entre os conservadores teológicos, diz o Christian Post.

Como exemplo, citam a eleição da Reverenda Karen Oliveto como bispa da UMC Mountain Sky Area. Enquanto Oliveto está em um casamento gay e teve sua eleição declarada inválida pelo Conselho Judicial Metodista Unido em 2017, a partir deste mês, ela permanece no cargo.

Saída será ainda maior

Mark Tooley, chefe do teologicamente conservador do Instituto de Religião e Democracia, conta as igrejas que deixaram a UMC nos últimos meses para mais de 1.300 em um artigo recente, com a expectativa de mais abandonos.

“Até o final do próximo ano (o prazo para sair com a propriedade da igreja), pelo menos 3.000 e possivelmente 5.000 igrejas devem sair”, escreveu Tooley um dia antes das conferências do Texas finalizarem a saída das igrejas.

“As agências denominacionais estão se preparando para uma queda de 38% no financiamento para 2025-2028, o que implica uma perda aproximada de membros esperada de 2,3 milhões de membros dos quase 6,3 milhões que a denominação tinha nos Estados Unidos em 2020. Isso não é um êxodo menor.”

O Rev. Nathan Lonsdale Bledsoe, pastor sênior da Igreja Metodista Unida de St. Stephen de Houston, disse ao The Texas Tribune que acredita que as saídas refletem a divisão geral nos Estados Unidos.

“É paralelo a este momento no mundo mais amplo”, disse Bledsoe, cuja congregação planeja permanecer com a UMC. “É um momento difícil para unir as pessoas. Nós realmente refletimos a fragilidade da cultura e do mundo.”

Nova denominação

Em maio, a Igreja Metodista Global (GMC) foi oficialmente lançada para servir como uma alternativa teologicamente conservadora à UMC, com muitas congregações Metodistas Unidas decidindo se juntar à nova denominação.

No mês passado, a Conferência UMC da Carolina do Norte realizou uma sessão especial para aprovar oficialmente os votos de desfiliação de 249 congregações, quase um terço das igrejas membros da conferência.

“O futuro é brilhante, especialmente porque Deus tem algo a ver com isso”, disse o bispo da Carolina do Norte, Leonard E. Fairley, em um comunicado.

“Sabemos o final desta história por causa de quem Jesus Cristo é. Que vocês se considerem queridos, independentemente do que votamos aqui. Tenham uns aos outros queridos em suas orações.”



Fonte: Guiame


07/12/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
LIBERTAÇÃO