NOTÍCIAS


Judeus especulam que novilhas vermelhas em Israel indicam a reconstrução do 3º Templo


As novilhas vermelhas consideradas aptas para serem sacrificadas conforme a lei judaica chegaram em Israel. A aterrissagem dos animais, que saíram de uma fazenda no Texas (EUA), foi celebrada

“Pela primeira vez em quase 2.000 anos Israel foi abençoado com a presença não apenas de uma novilha vermelha, mas de cinco, todas chegando juntas”, informou Jonathan Feldstein, um judeu ortodoxo nascido nos EUA, mas que agora vivem em Israel.

As novilhas vermelhas são mencionadas no livro de Números capítulo 19, mas seu significado tem sido encoberto por quase 2.000 anos desde a destruição do Segundo Templo, disse Feldstein.

Segundo ele, os judeus liam os versos com saudade, orando pela oportunidade de poder reconstruir o templo e, com isso, o ritual de purificação das cinzas de uma novilha vermelha necessária para retomar os serviços do templo.

‘Uma série de milagres’

Presidente da Genesis 123 Foundation, instituição que constrói pontes entre judeus e cristãos, Feldstein diz que “através de uma série de milagres sobrepostos à tecnologia e até mesmo à pandemia de Covid, esses cinco foram encontrados, verificados da cabeça aos pés e permanecem imaculados, o que os qualifica para o serviço.”

Os animais, que chegaram na Terra Santa com menos de um ano de idade, ainda sofrerão inspeção ao longo de um tempo em sua pelagem, que deve se manter ruiva. Se não crescerem pelos brancos ou pretos, continuarão imaculados, e em pouco mais de um ano eles se qualificarão para o processo ritual de purificação necessário para retomar o serviço no templo.

Para manter sua pureza, essas novilhas também não passaram pelo processo da pecuária moderna, que costuma marcar todos os bezerros alguns dias após o nascimento.

“Fazer isso seria considerado um defeito que desqualificaria os bezerros vermelhos. Então, como esses bezerros permaneceram sem etiqueta é apenas um dos incríveis milagres que tornaram tudo isso possível”, explicou Feldstein.

Reconstrução do templo

Segundo Feldstein, existem diferentes perspectivas sobre o significado da chegada das novilhas vermelhas no que se refere à reconstrução do templo. Alguns dizem que agora o templo pode ser reconstruído. Os judeus oraram por isso diariamente por quase 2.000 anos.

Alguns dizem que a chegada das novilhas é o anúncio da reconstrução do Terceiro Templo, uma diferença sutil. E não mutuamente exclusivos, alguns veem a chegada das novilhas vermelhas como o fundamento para a chegada do Messias e o fim dos tempos entre os cristãos.

Judeu segura um dos cinco bezerros separados para o futuro sacrifício. (Foto: Reprodução/Byron Stinson)

Feldstein diz que, de qualquer forma, o que fica claro é que mesmo que o templo fosse reconstruído amanhã, ou descesse dos céus como alguns acreditam (já que Deus tudo pode e a restauração do templo está entre as profecias relacionadas ao retorno do povo judeu para Jerusalém), sem as novilhas vermelhas o serviço do templo não pode ser restabelecido porque elas são necessárias no ritual de purificação que é exigido para todos os judeus envolvidos.

“Independentemente da causa e efeito, o que é certo é que agora existe a possibilidade, pela primeira vez desde o ano 70 dC, que o serviço do templo possa ser restaurado. Eu tendo a ser da escola que sempre e como quer que aconteça, está tudo nas mãos de Deus”.

Este é apenas um ingrediente-chave necessário para fazer tudo acontecer. Um grande. Isso por si só é significativo e um raro vislumbre da profecia bíblica em nossos tempos modernos.

Emoção

Assim que as novilhas chegaram em Israel, foi realizada uma cerimônia de recepção, com a presença de algumas dezenas de judeus e cristãos israelenses, relatou Feldstein.

“A emoção era palpável mesmo entre os trabalhadores na doca de carga que entenderam o significado do momento. Além da minha reportagem sobre isso, havia alguns outros presentes, mas estranhamente nenhuma mídia nacional israelense. A história pegou, no entanto, e tornou-se um tema de grande interesse”, disse Feldstein.

Impureza

Feldstein cita Números 19 (“Diga aos israelitas que lhe tragam uma novilha vermelha sem defeito ou defeito e que nunca tenha estado sob jugo”), para explicar sobre a ordem divina de pureza dos animais para o sacrifício.

Ele também falou sobre o fazendeiro que criou os animais, um estrangeiro cristão, “que ficou tão emocionado com a oportunidade, que deu quatro vacas de presente, apenas para fazer parte” da profecia bíblica.

“Hoje, todos os judeus são considerados ritualmente impuros. Enquanto na vida cotidiana nos dias modernos esse status não tem muito efeito prático, esse tipo de impureza impede a entrada no templo. Isso ainda não é uma consideração prática, mas poderia ser”, disse.

Ele explicou que “pode-se pensar que não há precedente para não judeus estarem conectados, muito menos ativamente envolvidos, com a restauração das novilhas vermelhas para Israel. No entanto, não apenas não é único, mas o envolvimento passado de não judeus fornecendo uma novilha vermelha foi documentado no Talmud”.

Esse relato, diz ele, se refere à história de um não judeu chamado Dama ben-Netina, que foi visitado por pessoas do templo, em busca de uma joia que eles acreditavam que ele tinha e que era necessária para o éfode do Sumo Sacerdote (peitoral). Quando apelaram para ele, e apesar da oferta de uma grande quantia para fazê-lo, ele recusou.

“Com a chegada das novilhas vermelhas, vale a pena reservar um tempo para revisar Números 19 porque a obrigação teórica bíblica que não era praticada há dois milênios ficou muito mais próxima de ser prática”, disse Feldstein.

“O grande rabino do século 12, Maimônides, sustentou que havia apenas nove novilhas vermelhas usadas durante a era do Segundo Templo, e a chegada da 10ª novilha vermelha ‘só seria encontrada e sacrificada quando o rei Messias estivesse pronto para aparecer’”, explicou.

Ele diz que judeus e cristãos veem nuances diferentes na novilha vermelha, mas o significado é grande mesmo assim. “A chegada de uma possível 10ª novilha vermelha perfeita, como acabou de acontecer, significa esperança na chegada iminente do Messias e na reconstrução do templo”.

 



Fonte: Guiame


06/10/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO