NOTÍCIAS


John Piper ensina a combater pensamentos que Satanás coloca na mente: ‘Identifique-os’



Em seu programa “Pergunte ao Pastor John”, um ouvinte fez o seguinte questionamento: “Satanás pode colocar pensamentos em nossas mentes?”. A resposta foi clara e direta.

“Sim, ele pode e ele faz isso”, disse Piper ao ressaltar que outras perguntas urgentes também devem ser feitas após tomarmos conhecimento deste fato.

“Como podemos reconhecer esses pensamentos? E como resistimos, sem sermos controlados por eles?”, o pastor questionou ao explicar que Satanás não só lança os pensamentos em nossas mentes, mas também coloca desejos em nossos corações. 

Pensamentos e desejos estão relacionados

“Às vezes, ele pode colocar desejos por algo pecaminoso diretamente em nossos corações, seguidos por pensamentos que justificam esses desejos pecaminosos. E, às vezes, ele pode fazer o contrário colocando pensamentos enganosos em nossas mentes que levam a desejos pecaminosos”, especificou. 

Embora o ouvinte, identificado como Garrick tenha perguntado somente sobre pensamentos, Piper deixou claro que “pensamentos e desejos estão tão intimamente relacionados que deveríamos considerar ambos”. 

O pastor citou João 13.2, quando o diabo colocou no coração de Judas Iscariotes, o desejo de trair Jesus: “O pensamento, a intenção e o desejo estavam lá em Judas, mas não quer dizer que eram da própria natureza pecaminosa de Judas”. 

Piper, então, mencionou que Judas é apontado em João 12.6-7 como um ladrão e alguém sem amor pelos pobres: “Significa também que Judas era mentiroso e ganancioso e que já tinha outros pensamentos e sentimentos em sua mente e coração”. 

“Tudo o que Satanás precisava fazer era intensificar e direcionar a própria pecaminosidade de Judas. Isso é verdade conosco também. Não há uma linha tênue clara entre os pensamentos que Satanás coloca e os pensamentos que criamos, ou os desejos que Satanás coloca e os desejos que criamos”, resumiu.

‘Nossa pecaminosidade é um convite para Satanás’

De acordo com Piper, não há como saber exatamente como Satanás interage com nossa própria natureza pecaminosa para fazer seu trabalho sujo: “Mas acho justo dizer que nossa própria pecaminosidade é como um convite, como um tapete de boas-vindas e uma porta aberta para Satanás”.

O pastor relaciona o que Paulo diz em Efésios 4.26-27: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo”. 

“Quando Satanás nos convida a pecar com pensamentos ou desejos enganosos, nossa própria natureza pecaminosa entra em ação e torna esses apelos mais atraentes”, continuou. 

Mentes desprotegidas

Ao citar Ananias e Safira em Atos 5.3, Piper aponta para o fato do casal ter mentido para os apóstolos: “Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?”. 

O pastor refletiu que Ananias e sua esposa devem ter pensando: “Ah, vamos ganhar um dinheirinho extra para nós mesmos mentindo sobre por quanto vendemos nossa terra”. 

O pensamento, então, se tornou um plano, e o plano se tornou uma ação. Pedro descreve todo esse processo como “Satanás encheu seus corações”. Ele fez com que o plano parecesse mais desejável do que a honestidade ou a adoração.

“O desígnio de Satanás os preencheu e conquistou todos os seus outros pensamentos e desejos. Foi um pecado muito caro, já que os dois morreram, conforme a Bíblia descreve”, disse ainda.

Como vencer os ataques do inimigo em nossas mentes?

O teólogo cita ainda Adão e Eva no Jardim do Éden: “Satanás entra em nossas mentes e nos chama para desviar-nos, corrompendo nossos pensamentos. Não sabemos como Satanás faz isso, mas aí está: ele faz! Ele pode arruinar, distorcer e desviar nossos pensamentos e transformá-los em pensamentos contra Cristo e rumo ao pecado”. 

“Tenha em mente que Satanás é um enganador, um mentiroso, um assassino. Ele opera sua destruição principalmente enganando, mentindo, às vezes com meias verdades, mas sempre com intenções enganosas e assassinas”, disse.

A única forma de vencer essa luta é através da Palavra de Deus. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8.32). Além disso, o pastor cita 2 Timóteo 2.25,26 destacando que “devemos corrigir nossos oponentes com mansidão, para que eles se arrependam e conheçam a verdade que liberta”. 

Piper lembra que há muitas pessoas aprisionadas em mentiras e que o único remédio é falarmos a elas sobre as verdades. 

‘Vista a armadura e lute’

E, finalizando sua resposta ao ouvinte, o pastor cita Efésios 6.11-18, onde diz que os cristãos devem vestir a “armadura de Deus” — cinto da verdade, couraça da justiça, calçados da paz, escudo da fé, capacete da salvação e a espada do Espírito — para resistir às ciladas do diabo. 

“Quatro das seis peças da armadura de Deus se relacionam diretamente com a verdade, porque os esquemas do diabo são mentiras, e protegemos a nós mesmos e aos outros com a verdade”, explicou 

“Acho que a resposta à pergunta de Garrick é bastante clara. Sim, Satanás pode colocar pensamentos em nossas mentes, mas Deus nos deu tudo o que precisamos para reconhecê-los e renunciá-los. Aqui estão as perguntas que acho que precisamos fazer a cada pensamento que vem à nossa mente:

Esse pensamento contradiz as Escrituras?

Esse pensamento vai contra a glória de Cristo?

Esse pensamento é diferente do amor que honra a Cristo pelos outros?

Esse pensamento é impuro?

Esse pensamento está tornando o pecado atraente e fazendo a santidade se tornar desinteressante para você?

“Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for sim, então nos lembramos de Apocalipse 12.11, onde João diz: “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida”. 

“Em outras palavras, nós voltamos para Cristo, que nos amou e se entregou por nós, e nos apegamos às preciosas promessas que Ele fez de seu valor e utilidade superiores, e testificamos a Satanás: ‘Cristo é a minha verdade. Cristo é o meu tesouro. Vá embora!’. E assim, nós voltamos e andamos com Cristo na verdade”, concluiu.



Fonte: Guiame


27/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ESTAÇÃO DO LOUVOR