NOTÍCIAS


Itens judaicos escondidos no período do Holocausto são achados na Polônia



Autoridades polonesas encontraram objetos valiosos e cogitam que o tesouro foi enterrado por judeus, no período da Segunda Guerra Mundial. A descoberta aconteceu na cidade de Lodz, centro da Polônia.

Cerca de 400 itens, incluindo menorás folheadas a prata usadas no Chanucá (festival das Luzes comemorado pelos judeus), talheres e itens de uso diário da época, foram descobertos no quintal de uma casa em reforma.

“Os moradores que enterraram esses itens provavelmente o fizeram pensando que um dia voltariam para buscá-los, que seriam capazes de recuperá-los. Provavelmente, essas pessoas perderam suas vidas no Holocausto”, alegou Adam Pustelnik, vice-prefeito de Lodz.

As peças foram embaladas com jornais e serão transferidas para o Museu de Arqueologia da cidade, em caixas de madeira. 

“Essas histórias são verdadeiramente raras e preciosas e também são uma grande lição para todos nós”, concluiu Pustelnik.

Contexto histórico 

Segundo o site de notícias AP News, a cidade de Lodz foi ocupada por alemães nazistas e constituíram o bairro judeu, de fevereiro de 1940 a agosto de 1944. 

Abrigaram cerca de 200.000 judeus vindos de toda a Europa. A maioria dos imigrantes morreu na cidade de Lodz e outros nos campos de concentração.

Małgorzata Loeffler, funcionária da Administração Municipal de Investimentos, afirmou: “Os itens e sua história despertam emoção e profunda reflexão sobre o fato de que não estamos sozinhos, deixamos algo para trás”.



Fonte: Guiame


13/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO