NOTÍCIAS


Elon Musk mostra 1ª pessoa com chip implantado no cérebro controlando computador



A Neuralink, startup de chips cerebrais de Elon Musk, transmitiu ao vivo seu primeiro paciente com um chip implantado e ele estava jogando xadrez online.

Noland Arbaugh, um homem de 29 anos, disse que ficou tetraplégico após um acidente, durante um mergulho, há 8 anos. “Não tenho sensação ou movimento abaixo da área da lesão, abaixo dos ombros”, ele afirmou.

Após ter o chip implantado em seu cérebro, Elon Musk explica que, agora ele pode controlar um mouse de computador usando seus pensamentos. 

“A cirurgia foi super fácil”, disse Arbaugh no vídeo transmitido na plataforma de mídia social X de Musk, referindo-se ao procedimento de implante. “Eu literalmente tive alta do hospital um dia depois. Não tenho deficiências cognitivas”, afirmou. 

‘Um bom ponto de partida’

Conforme notícias do The Guardian, Kip Ludwig, ex-diretor de programa de engenharia neural do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, disse que “o que a Neuralink mostrou não foi um avanço”.

“Ainda estamos nos primeiros dias pós-implantação e há muito aprendizado tanto do lado da Neuralink quanto do sujeito para maximizar a quantidade de informações para controle que pode ser alcançada”, acrescentou.

Mesmo assim, Ludwig disse que foi um desenvolvimento positivo para o paciente o fato de ele ter conseguido interagir com um computador de uma forma que não conseguia antes do implante. “É certamente um bom ponto de partida”, disse ele.

Primeiros experimentos foram feitos em macacos

Musk havia planejado a inauguração dos testes em humanos para 2020, depois adiou para 2022, mas teve problemas depois de ser investigado por violações de bem estar animal enquanto fazia testes com macacos. Ele negou ter havido qualquer tipo de sofrimento animal.

Na ocasião, o Guiame publicou sobre a morte de 15 macacos após testes com chips cerebrais. A startup foi acusada de maus tratos e sofrimento extremo dos animais durante os experimentos.



FONTE: GUIAME


28/03/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL