NOTÍCIAS


Igreja na Síria é atacada com drones durante culto



Na Síria, um grupo filiado ao Al-Qaeda atacou uma igreja no último domingo (24) com dois drones, matando um cristão e ferindo outros seis. 

Segundo a SANA — uma agência de notícias siría-árabe — o grupo rebelde de origem turca, Hayat Tahir al-Sham (HTS, da sigla árabe) é responsável pelo ataque. 

Os terroristas aprenderam a produzir vários tipos de explosivos que podem ser controlados remotamente e agora alcançam alvos distantes. Acredita-se que o ataque partiu da região de Idlib, Nordeste da Síria. 

Sobre o ataque

A igreja ortodoxa grega, que fica na cidade de Suqaylabiyah, uma região central da Síria, foi atacada durante um culto de consagração. 

A maioria das pessoas que estavam na igreja eram cristãos sírios, mas havia também oficiais do governo na cerimônia.  

Cinco dos feridos tiveram lesões superficiais e a sexta vítima também não teve ferimentos muito graves, mas precisou ficar internada para receber cuidados médicos. 

Conforme alguns parceiros locais da organização, a explosão não atingiu diretamente a parte central do templo onde o culto acontecia, nem prejudicou de fato a estrutura do prédio. 

‘Retomada do significado cristão da igreja’

O templo que foi atacado é uma construção inspirada na conhecida igreja histórica bizantina Santa Sofia, da Turquia. 

Em setembro de 2020, o primeiro pilar da réplica Síria, a pequena Santa Sofia, foi fundado na cidade de Suqaylabiyah, que tem aproximadamente 17 mil moradores, sendo a maioria cristãos ortodoxos

Um dos objetivos do projeto é retomar o significado cristão da igreja, já que na Turquia os muçulmanos fecharam a Santa Sofia original, em 2020, para montar um museu e também um local de oração para muçulmanos. 

A igreja, que é uma réplica síria, portanto, tem o papel de lembrar aos moradores da região o real significado da construção. 

Outros ataques

Este não é o primeiro ataque deste ano contra os cristãos sírios. Em maio, um vilarejo predominantemente cristão, no Norte da Síria, foi bombardeado.

Organizações parceiras da Portas Abertas, que também lidam com a causa da Igreja Perseguida, revelaram que há bombardeios e tiroteios praticamente todos os dias no país. 

igrejas na Síria que são atacadas com canhões e mísseis. Lembrando que o país ocupa a 15ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2022 e que os desafios para quem decide seguir a Cristo são enormes.

O país ainda vive uma guerra que já dura mais de 10 anos, que teve início com a Primavera Árabe. Essa guerra civil acabou favorecendo a perseguição aos cristãos. A guerra e a crise humanitária sem precedentes já deixou meio milhão de mortos. 



Fonte: Guiame


25/07/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
GOSPEL CLUBE