NOTÍCIAS


Fé e ansiedade: existe relação?



Há muito tempo que a ansiedade é alvo de pesquisas e artigos científicos no mundo todo e tem atingido multidões gradativamente. Não existe idade, classe social ou religião, pois é intrínseco à alma. Existe uma razão a qual conclui o desespero que assola gerações: a insuficiência e a preocupação que são inerentes ao anseio de viver por algo que ainda nem aconteceu.

Muitos vivem sufocados pela ansiedade, a maior de todas as neuroses.
É natural ficarmos ansiosos, só não é comum ser dominado por ela, pois desvia a sua paz, drena as suas forças e, aos poucos, mina a sua fé. É impossível desfrutar do presente com antecipações de possíveis situações do futuro, pois o foco geralmente centraliza nas problemáticas preocupações do amanhã ou em circunstâncias premeditadas pelas emoções que constrói palco para a neutralidade.

Ansiedade torna-se o alvo quando as vítimas tiram os olhos de Deus e concentram-se apenas nos problemas. Faz refém o sentimento que oscila constantemente, pois é como um grito na alma que sofre antecipadamente. É como a sensação de “frio na barriga” numa eterna montanha-russa desta vida. Uma vez lá em cima, outrora lá em baixo. Instabilidade e desespero são consequências atreladas à preocupação excessiva daqueles que não conseguem descansar a mente e o coração no lugar certo: em Deus.

Tanto Paulo ao escrever para os filipenses no capítulo 4, quanto Jesus ao ser enfático com os discípulos no Evangelho de Mateus capítulo 6, aconselham sobre despir-se da ansiedade por qualquer coisa ou até mesmo pela vida. Quando você decide descansar naquele que pode todas as coisas, naquele que é a junção de passado, presente e futuro, pois não tem sombra de dúvidas ou variações, permanece o mesmo ontem, hoje e para sempre, certamente, és surpreendido. O céu sempre corresponde à expectativa dos filhos de Deus. Aos que dependem, são surpreendidos por um Deus que é especialista em suprir toda e qualquer necessidade, pois antes mesmo de pedirmos, Ele já conhece o íntimo do nosso ser.

Quando dominados pela ansiedade, perdemos a beleza que há no desfrutar do caminho, do processo, da simples rotina. A fé termina onde começa a ansiedade, não há relação entre as duas. Só existe um remédio eficaz para anular a preocupação: a nossa fé em Jesus. O tamanho da sua fé vai determinar o tamanho do seu Deus.

Certa vez, o Pastor Tony Evans de uma igreja em Dallas, citou que a pouca fé tem a ver com o pequeno entendimento e visão que temos sobre Deus. Faz sentido a sua fala, pois, o entendimento de um Deus que é Pai e que se importa com você nos mínimos detalhes transforma a sua realidade. Quando você relaciona com Ele como filho, o caos cessa. A batalha da mente se acalma. Os turbilhões de sentimentos se resumem em paz.

A diferença está no quanto você acredita que Ele tem o governo de todas as coisas na sua vida. Você não precisa sentir, você precisa decidir crer e descansar. Em contrapartida, para Deus não há resquícios de dúvidas no quanto Ele se garante com a Sua palavra. Remédios e terapias, são válidos e ocupam o seu espaço na ciência, mas sabemos que existe um lugar em nós que a psicologia humana não é capaz de alcançar. É quando o coração, a mente e as lacunas do nosso ser só podem ser preenchidas com o perfeito gozo e a paz que jamais serão encontradas em qualquer consultório a não ser no descanso da Graça.

Experimente entregar o coração acelerado, o nó na garganta, a mente confusa, o desespero, as dúvidas sem respostas aos pés do Senhor, pois este é o único lugar que pode nos garantir alívio e segurança plena. Substitua a ansiedade pela paz que excede todo entendimento, que transcende a intelectualidade, que supera qualquer sentimento que asfixia a alma e que te liberta dos impasses para viver em liberdade.

Matheus Grismaldi é escritor, missionário e assessor de comunicação e imprensa em Angola, África. Também integra equipe de plantações de Igrejas, dedica-se ao discipulado, apaixonado pelo Evangelho e faz parte da liderança na Igreja Videira, Vinha Angola. É o filho caçula de três irmãos, nascido em lar cristão, natural de São Paulo, carrega o sonho de ver uma geração vivendo a grande comissão e missões transculturais.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Você tem uma riqueza que o dinheiro não pode comprar



Fonte: Guiame


29/09/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO