NOTÍCIAS


Israel diz 99% dos mísseis lançados pelo Irã foram interceptados



Na manhã de domingo (14), Israel foi inundado com o som de alarmes de ataque aéreo, quando o Irã realizou uma missão de vingança sem precedentes, lançando centenas de drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro.

A ação levou o Oriente Médio a um cenário mais próximo de uma guerra regional. Um porta-voz militar relatou que mais de 300 lançamentos foram efetuados, mas que 99% deles foram interceptados com sucesso.

Descrevendo o resultado como “um sucesso estratégico muito significativo”, o contra-almirante Daniel Hagari afirmou que o Irã lançou 170 drones, mais de 30 mísseis de cruzeiro e mais de 120 mísseis balísticos. Vários desses mísseis balísticos atingiram o território israelense, resultando em danos menores a uma base aérea.

As equipes de resgate relataram que uma menina de 7 anos, residente de uma cidade árabe beduína no sul de Israel, sofreu ferimentos graves, aparentemente como resultado de um ataque com mísseis. As circunstâncias que levaram aos ferimentos da criança estão sendo investigadas pela polícia.

Em Washington, o presidente Joe Biden afirmou que as forças dos EUA auxiliaram Israel na neutralização de “quase todos” os drones e mísseis, e comprometeu-se a reunir aliados para formular uma resposta unificada.

O ataque do Irã aconteceu menos de duas semanas após um suposto ataque israelense na Síria que resultou na morte de dois generais iranianos em um edifício consular. Esta foi a primeira vez que o Irã lançou um ataque militar direto contra Israel. Esse evento ocorre apesar de décadas de hostilidade entre os dois países, que remontam à guerra do Irã em 1979, durante a Revolução Islâmica.

A condenação por parte do chefe das Nações Unidas e de outros líderes foi rápida. A França expressou preocupação de que o Irã “esteja em risco de uma potencial escalada militar”, enquanto a Grã-Bretanha classificou o ataque como “imprudente” e a Alemanha instou o Irã e seus representantes a “pararem imediatamente”.

Aviões de guerra

Hagari afirmou que a grande maioria das interceptações ocorreu fora das fronteiras de Israel, destacando que 10 mísseis de cruzeiro foram interceptados por aviões de guerra.

“Um ataque em larga escala por parte do Irã é uma grande escalada”, disse ele. Questionado sobre se Israel responderia, Hagari disse apenas que o exército “faz e fará tudo o que for necessário para proteger a segurança do Estado de Israel”. Ele disse que o incidente não acabou e que dezenas de aviões de guerra israelenses permaneceram nos céus.

Os militares de Israel informaram que seu sistema Arrow, projetado para disparar mísseis balísticos fora da atmosfera, foi responsável pela maioria das interceptações. Eles também observaram que “parceiros estratégicos” estavam envolvidos no processo.

“Sob minha orientação, para apoiar a defesa de Israel, os militares dos EUA transferiram aeronaves e destroieres de defesa contra mísseis balísticos para a região ao longo da semana passada”, disse Biden em um comunicado. “Graças a essas implantações e à habilidade extraordinária de nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mísseis que chegavam.”

O secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em uma declaração separada, afirmou que as forças dos EUA “interceptaram dezenas de mísseis e drones a caminho de Israel, lançados do Irã, Iraque, Síria e Iêmen“.

Segundo informações oficiais, Biden e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram na manhã de domingo, horário de Israel. O presidente americano reafirmou “o compromisso incondicional da América” com a segurança de Israel – um afastamento das suas crescentes críticas à conduta de Israel na sua guerra contra o Hamas em Gaza.

O Irã prometeu vingança desde o ataque aéreo ocorrido em 1º de abril na Síria, pelo qual Teerã acusou Israel de ser responsável. Israel optou por não fazer comentários a respeito.

Aliados e países árabes

As forças aéreas dos Estados Unidos e do Reino Unido auxiliaram na interceptação de vários desses projéteis. A participação da França no patrulhamento da área também é mencionada, embora não esteja claro se houve derrubada por parte dos franceses.

O que chamou muita atenção foi a colaboração da Força Aérea da Jordânia. O país abriu seu espaço aéreo para aviões israelenses e americanos e, aparentemente, também derrubou drones que violaram seu espaço aéreo.

De acordo com a agência de notícias Reuters, moradores relataram intensa atividade aérea, e imagens de restos de um drone abatido no sul de Amã, capital da Jordânia, circularam nas redes sociais.

“Estados do Golfo, incluindo a Arábia Saudita, também podem ter desempenhado um papel indireto, já que eles abrigam sistemas de defesa aérea do Ocidente, aeronaves de vigilância e reabastecimento que teriam sido vitais para o esforço”, informou a publicação britânica The Economist.

Nas redes sociais, alguns observadores interpretaram o envolvimento árabe como uma evidência de que árabes e israelenses podem colaborar e de que Israel não está isolado no Oriente Médio.

Rota de colisão

Israel e o Irã têm estado em conflito durante os seis meses da guerra de Israel contra os militantes do Hamas em Gaza.

O conflito teve início após um ataque transfronteiriço devastador realizado pelo Hamas e pela Jihad Islâmica, dois grupos militantes apoiados pelo Irã, em 7 de outubro, resultando na morte de 1.200 pessoas em Israel e no sequestro de outras 250.

Uma ofensiva israelense em Gaza causou devastação generalizada e resultou na morte de mais de 33 mil pessoas, de acordo com autoridades locais de saúde.

Quase imediatamente após o início da guerra, o Hezbollah, um grupo militante apoiado pelo Irã no Líbano, iniciou ataques na fronteira norte de Israel. Desde então, tem havido trocas diárias de tiros entre os dois lados. Além disso, grupos apoiados pelo Irã no Iraque, na Síria e no Iêmen lançaram foguetes e mísseis contra Israel.

Num comunicado divulgado no sábado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA, a Guarda Revolucionária paramilitar do país admitiu o lançamento de “dezenas de drones e mísseis contra os territórios ocupados e posições do regime sionista”.

Posterior, a Guarda Revolucionária emitiu um aviso direto aos EUA: “O governo terrorista dos EUA é avisado de que qualquer apoio ou participação em prejudicar os interesses do Irã será seguido por uma resposta decisiva e lamentável por parte das forças armadas iranianas”.

A IRNA também citou um oficial anônimo afirmando que mísseis balísticos foram utilizados no ataque. Um míssil balístico segue uma trajetória em arco, ascendendo ao espaço antes de ser guiado pela gravidade, descendo em direção ao alvo a uma velocidade várias vezes superior à velocidade do som.

Rede de defesa

Israel possui uma rede de defesa aérea multicamadas que inclui sistemas capazes de interceptar uma variedade de ameaças, como mísseis de longo alcance, mísseis de cruzeiro, drones e foguetes de curto alcance. No entanto, em um ataque massivo que envolve múltiplos drones e mísseis, a probabilidade de que alguns deles consigam penetrar na defesa é maior.

O Irã detém um vasto arsenal de drones e mísseis. Vídeos compartilhados online pela televisão estatal iraniana pretendiam mostrar drones do tipo asa delta, semelhantes aos iranianos Shahed-136, que têm sido amplamente utilizados pela Rússia em sua guerra contra a Ucrânia.

Esses drones, que voam em velocidade reduzida, são capazes de transportar bombas. A Ucrânia tem utilizado com sucesso tanto mísseis terra-ar quanto fogo terrestre para derrubá-los.

Israelenses viram as interceptações iluminarem o céu noturno.

Sirenes de ataque aéreo foram relatadas em vários locais, incluindo o norte e o sul de Israel, o norte da Cisjordânia e o Mar Morto, próximo à fronteira com a Jordânia.

Regiões sensíveis

O exército de Israel ordenou que os moradores das Colinas de Golã, próximas às fronteiras da Síria e do Líbano, além das cidades de Nevatim e Dimona, no sul, e do resort de Eilat, no Mar Vermelho, buscassem abrigo em espaços de proteção.

Dimona é onde está localizada a principal instalação nuclear de Israel, enquanto Nevatim abriga uma importante base aérea. Altos estrondos foram ouvidos em Jerusalém, no norte e no sul de Israel.

O Comando da Frente Interna do Exército cancelou as aulas aos domingos e limitou as reuniões públicas a não mais de 1.000 pessoas. Israel, juntamente com alguns outros países da região, fechou seu espaço aéreo.

Netanyahu já havia afirmado: “Quem nos prejudicar, nós os prejudicaremos”.

Em Washington, Biden convocou uma reunião de dirigentes do Conselho de Segurança Nacional para discutir o ataque.



FONTE: GUIAME


15/04/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL