O atleta cristão Tim Tebow, ex-jogador da NFL, falou recentemente sobre a guerra espiritual que enfrentou durante uma iniciativa de sua fundação para combater o tráfico de pessoas e a exploração sexual infantil.
O ex-jogador da Universidade da Flórida é o fundador da Fundação Tim Tebow, uma organização que defende vítimas de tráfico humano e exploração infantil, bem como outras pessoas vulneráveis que precisam de Cristo.
Em 2023, a fundação lançou a campanha “Unknown” (“Desconhecido”), nomeada em homenagem às vítimas anônimas do tráfico humano. Este ano, Tebow e sua equipe adicionaram “Unfinished” (“Inacabado”) ao título da campanha porque inúmeras crianças que enfrentam abuso e exploração sexual ainda precisam de resgate.
Os objetivos da campanha incluem expandir as operações globais de resgate para identificar crianças exploradas e equipar as autoridades com recursos para aumentar sua capacidade de localizar vítimas e infratores.
Enquanto os esforços aumentam, Tebow compartilhou que sua equipe sente que está lutando contra algo “muito sombrio”, mas são encorajados espiritualmente através da Bíblia.
Ele citou João 16:33 como um dos versículos bíblicos que ajudam a equipe a enfrentar a guerra espiritual.
“Na noite anterior a Jesus ir para a cruz, Ele diz aos seus discípulos e eles realmente não entendem. Parece muito comigo. Às vezes, você simplesmente não entende. Mas Ele disse: ‘Pois em Mim vocês têm paz. No mundo, vocês terão provações e tribulações, mas tenham coragem, Eu venci o mundo’”, disse Tebow ao The Christian Post.
“Precisamos lembrar que Nele encontramos paz. Sabemos que haverá provações e tribulações, mas podemos escolher ter coragem”, acrescentou.
Luta contra o tráfico sexual
O interesse de Tebow pela luta contra o tráfico humano começou quando seu pai estava pregando em uma conferência de pastores em um lugar onde havia intolerância religiosa. Lá, seu pai viu quatro meninas à venda em um leilão e usou todo o dinheiro que tinha para comprar a liberdade delas.
“Ele me ligou depois, e é difícil explicar. Eu sabia que essa era uma das áreas para as quais fomos chamados. E que tínhamos que nos levantar e defender aquelas quatro e o resto como aquelas doces e pobres garotas”, contou ele.
A mais recente campanha antitráfico de pessoas de Tebow fez parceria com mais de 20 organizações. O atleta explicou que muitos dos parceiros desejam permanecer anônimos, pois estão trabalhando para punir criminosos e precisam permanecer anônimos por segurança.
“A campanha está trabalhando com agências de segurança pública em todo o mundo”, disse Tebow.
De acordo com o site da campanha, a iniciativa ajudou a identificar provisoriamente mais de 800 crianças exploradas sexualmente com a ajuda de autoridades policiais.
Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, uma em cada três vítimas de tráfico humano no mundo é uma criança.
Em junho, o Conselho de Segurança Interna dos Estados Unidos informou que o “Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas” recebeu mais de 36 milhões de denúncias sobre suspeitas de exploração e abuso sexual infantil online em 2023.
Tebow destacou que essa é uma causa que deveria “partir nossos corações”:
“Temos que fazer algo que seja o suficiente para as pessoas digam: ‘Meu Deus! Olhe para o número de crianças no país e ao redor do mundo, tantos meninos e meninas que estão em sua hora mais sombria de necessidade’. Esse é o cerne do motivo pelo qual nos importamos tanto com isso e por que estamos tentando reunir as pessoas para isso”, concluiu ele.