NOTÍCIAS


Dinamarca quer abolir Dia Nacional de Oração como feriado


Com a justificativa de aumentar o orçamento da Defesa, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Fredriksen, anunciou a abolição do feriado cristão do Grande Dia de Oração.

O projeto de lei, que foi enviado para consulta na quinta-feira (12), deve ser aprovado em pouco mais de um mês, se tudo correr conforme o planejado. Caso seja aprovada, a lei deve vigorar a partir 1º de janeiro de 2024.

Devido ao curto prazo de consulta, que está marcado para 19 de janeiro, a oposição tem menos tempo do que o normal para fazer suas apresentações, o que irritou muitos políticos.

“O governo veio como um ladrão na noite”, diz Victoria Velásquez, deputada dinamarquesa da ecossocialista Red-Green Alliance, ao diário cristão dinamarquês Kristeligt Dagblad.

Isso diz muito sobre como funciona o atual governo, diz Velásquez. Segundo ela, nenhum dos três partidos governistas mencionou durante a campanha eleitoral que pretendiam abolir o feriado.

“Agora eles de repente tiram um dia das pessoas e fazem isso até no meio das negociações do acordo coletivo.”

Mais dinheiro

A extinção do feriado, segundo o governo, é para aumentar os gastos com defesa para dois por cento do Produto Digital Bruto, de acordo com os padrões da OTAN.

Segundo o Ministério das Finanças dinamarquês, um dia extra de trabalho aumenta o produto interno bruto (PIB) em € 1,3 bilhão. Também aumenta os cofres do Estado em 430 milhões de euros por ano.

O dia é popular porque os trabalhadores dinamarqueses têm um longo fim de semana de folga na primavera.

A Ministra do Trabalho acha que abolir o feriado é a melhor solução para conseguir dinheiro para os militares.

“Grandes dias de oração não têm base na fé cristã. É um dia sem grandes tradições cristãs ligadas a ele. Portanto, se você tiver que escolher entre feriados, acho que esta é a melhor escolha”, diz Halsboe-Jørgensen.

Críticas

A decisão está sendo criticada pela maioria dos sindicatos que acha impensável que um feriado seja cortado em troca de receita extra para o governo. Os partidos de direita lamentam a perda de parte do patrimônio cultural da Dinamarca, diz o site Dansk Erhverv.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen. (Foto: Wikipedia/Creative Commons)

De acordo com Mona Striib, presidente do FOA, um sindicato do setor público, os membros devem votar não a um novo acordo coletivo se o governo não desistir de sua proposta, que é publicada pouco antes do início das negociações do acordo coletivo.

“As negociações do acordo coletivo já estão muito difíceis devido à inflação alta. O governo deve tirar essa proposta da mesa o mais rápido possível”, disse Striib ao diário financeiro Børsen.

Birthe Rønn Hornbech se livrou de sua filiação ao partido liberal Venstre após 48 anos. Hornbech foi deputada de 1984 a 1987 e de 1990 a 2015. Durante esse período, ela também atuou como Ministra de Refugiados, Imigrantes e Integração e de Assuntos Eclesiásticos. Embora Venstre não faça parte da coalizão, ela apoia os planos do governo. Para desagrado de Hornbech. “É tão iliberal.”

Em entrevista ao Jyllands-Posten, ela acusa os políticos do governo de serem “analfabetos teológicos e cristãos”. Ao mesmo tempo, ela chama isso de “expressão de que o partido liberal da Dinamarca morreu”.

Igrejas desapontadas

As igrejas dinamarquesas estão desapontadas com o projeto. No Dia Nacional de Oração ou Store Bededag, muitas igrejas realizam cerimônias como o batismo de crianças ou a confirmação de ministros.

Para a ministra Marianne Christiansen, de Haderslev, o contrato entre o governo e a igreja está sendo rompido. Ela chama isso de “situação triste e perturbadora” porque revela que não há proteção contra a intervenção do Estado nos assuntos internos da igreja nacional.

“A igreja folclórica dinamarquesa, que foi formada com a Constituição, surgiu com base na premissa de que uma constituição deveria ser elaborada, que, no entanto, nunca a obteve. Ao longo do tempo, houve várias tentativas de fazer essa Constituição, mas nunca conseguiu”, explica Christiansen a Kristeligt Dagblad.

“Agora, desenvolveu-se um modus vivendi que parece funcionar muito bem sem uma constituição, precisamente porque temos um modelo dinamarquês especial, onde o estado no nível político respeita que você legisle para os assuntos externos da igreja nacional, mas fica longe do que são os assuntos internos da igreja, incluindo liturgia, hinos e questões teológicas. Esse equilíbrio está sendo quebrado.”



Fonte: Guiame


18/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
GOSPEL CLUBE