NOTÍCIAS


Designer cristã que recusou serviço a casamento gay é ouvida pela Suprema Corte



Após se recusar a criar sites de casamento para casais do mesmo sexo, a designer gráfica Lorie Smith terá seu caso julgado pela Suprema Corte dos EUA. A decisão determinará se ela e outros prestadores de serviços podem exercer os direitos que a Primeira Emenda garante aos cidadãos americanos também no local de trabalho.

Na segunda-feira (05), a Corte ouviu os argumentos orais envolvendo Smith, uma cristã proprietária do estúdio 303 Creative, que está contestando as leis antidiscriminatórias de seu estado, o Colorado, por suas crenças religiosas.

Em entrevista ao “The Story”, Smith disse que deseja usar sua expressão criativa para criar sites para casais de uma forma consistente com sua fé, mas sente que o estado do Colorado a está “obrigando” a comunicar uma mensagem por meio de seus designs que promovem o casamento gay e violam “o cerne” de suas crenças religiosas.

“Quero criar expressões e obras de arte únicas e quero criar sites – de casamento – especificamente consistentes com minha fé”, disse Smith à Fox News.

“Mas o estado do Colorado está obrigando e controlando meu discurso, esfriando-o e me forçando a comunicar uma mensagem por meio de minha arte única personalizada. Isso viola o cerne de quem eu sou e no cerne deste caso está o direito de todos falarem livremente e que protege não apenas a mim, protege o web designer LGBT que não deve ser forçado a criar obras de arte personalizadas que se opõem ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. O direito de falar livremente é garantido a todos e cada um de nós. E uma vitória para mim é uma vitória para todos.”

Lei Antidiscriminação

O caso gira em torno da recusa de uma empresa privada em criar qualquer site para um casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar da Lei Antidiscriminação do estado do Colorado proibir a discriminação com base na orientação sexual.  

“No cerne deste caso está o direito de todos falarem consistentemente com o que acreditam, sejam suas opiniões sobre casamento ou outros tópicos semelhantes às minhas [opiniões] ou talvez diferentes”, disse Smith. “Ninguém deve ser punido por se comunicar, falar e criar obras de arte personalizadas que vão contra ao que acredita.”

A designer disse que trabalhará com qualquer pessoa, incluindo a comunidade LGBTQ, mas não para o propósito específico de casamentos gays. Smith diz que suas decisões criativas têm são baseadas na mensagem e no conteúdo que atende a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual.

“Eu atendo pessoas de todas as esferas da vida e tenho clientes que se identificam como LGBT [Q]. Não posso criar todas as mensagens solicitadas a mim”, disse ela. “Existem algumas mensagens que não consigo criar, não importa quem as solicite”, acrescentou.

Primeira Emenda

A equipe jurídica de Smith argumentou que o trabalho da artista, segundo a legislação do Colorado, a está obrigando a criar mensagens que estão em conflito com seus valores. Isso, dizem, é uma violação de seus direitos da Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

“O tribunal nunca obrigou alguém a criar mensagens, ou seja, usar o coração, a cabeça e a mão para imaginar e projetar arte e usar palavras e textos”, disse a advogada de Smith, Kristen Wagoner, da Alliance Defending Freedom, em entrevista à Fox News.

“O tribunal nunca obrigou esse tipo de discurso, mesmo no auge da era dos direitos civis, não obrigou o discurso. Porque esse não é o papel do governo dizer aos americanos o que é digno de celebração… é hipócrita sugerir que isso tem a ver com serviço. Tem a ver com fala.”

“Não é papel do governo determinar o que é verdadeiro e o que não é. Esse é o papel do cidadão, poder decidir o que expressar. Ninguém deve ser forçado a expressar uma mensagem que viole suas convicções, e no Colorado eles estão fazendo isso sob ameaça de multas”, acrescentou Wagoner, observando que “algumas jurisdições impõem pena de prisão“.

Alguns críticos argumentaram que, como o conteúdo de Smith é único, ela está criando um monopólio e, assim, restringindo o acesso de casais do mesmo sexo que buscam um site de casamento a esse monopólio.

Wagoner rejeitou o argumento, dizendo à anfitriã Martha MacCallum que tal afirmação, se legitimada, “viraria a Primeira Emenda de cabeça para baixo”.

“Isso significaria que cada um de nós poderia ser forçado a expressar a mensagem do governo”, disse ela. “O que é importante aqui é que o Colorado até concorda que a Sra. Smith atende a todas as pessoas. Ela atende a todos. Ela tem clientes que se identificam como LGBT [Q] e ela os atende. Como o tribunal mencionou muitas e muitas vezes hoje, suas decisões [se relaciona] qual é a mensagem e não quem é a pessoa”, explicou Wagoner.

“Todos nós queremos essa liberdade”, continuou ela. “Se somos um publicitário democrata e não queremos escrever para um republicano ou um fotógrafo pró-aborto e não queremos ter que filmar ou fotografar um comício pró-vida.”



Fonte: Guiame


06/12/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORA TOP