NOTÍCIAS


As coisas mudam na sua vida, quando você não precisa mais delas



Em meio ao corre-corre da vida, encontramos conforto e segurança em nossas posses e relações. No entanto, esse apego pode nos prender a coisas, situações e pessoas que já não são mais necessárias ou benéficas em nossas vidas. Ao contrário, muitas vezes nos machucam e nos paralisam, pois ficamos estagnados em vez de avançar o caminho. 

Embora essas coisas ou pessoas possam ter sido significativas no passado e nos beneficiado, agora podem estar nos impedindo de viver plenamente. Então, é essencial reconhecer quando algo já não nos serve, quando não nos acrescenta mais nada e nos impede de viver da forma que realmente precisamos.

Quero pensar com você sobre o poder transformador do desapego, um caminho que muitas vezes não cogitamos, mas que precisamos encontrar. E isso em qualquer área, pois nos leva à realização e à liberdade interior. Como afirma o sábio Rei Salomão, em Eclesiastes 3:5b: “Há tempo de tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar.” Chega o momento em que as coisas precisam mudar; em que precisamos nos desapegar; deixar para trás “aquela roupa apertada que já não nos serve mais e nos atrapalha quando a colocamos”.

Como há tempo para todas as coisas, pode ser que você esteja no momento de testemunhar mudanças importantes em sua própria vida. Mas quando exatamente as coisas mudam? Elas mudam quando você não precisa mais delas. Sabe a roupa apertada? 

Nós temos acreditamos que o apego às coisas que temos, às pessoas ao nosso redor e às coisas que esperamos é o que nos traz segurança e satisfação. Mas na verdade, é quando conseguimos nos soltar dessas coisas que descobrimos o que realmente importa na vida e alcançamos uma sensação de paz interior. 

Às vezes, é preciso perder algo ou deixar algo no passado para ganhar uma visão mais clara do que realmente importa. Jesus ensinou em Mateus 16:26, “Pois que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” Essa mensagem nos ensina algo que tem sido importante por muitos e muitos anos: que a verdadeira riqueza não está apenas em dinheiro ou posses, mas sim na paz que sentimos dentro de nós. Essa paz vem de Deus e da nossa ligação com Ele.

Quando deixamos de nos prender ao que aconteceu antes e ao que achamos que vai acontecer no futuro, ficamos livres para novas oportunidades e realizações. O psicoterapeuta Viktor Frankl, sobrevivente do Holocausto, afirmou: “Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a nos mudar”. Essa transformação dentro de nós muitas vezes acontece quando desistimos das coisas que já não nos beneficiam mais. Isso nos permite viver completamente o momento presente e aproveitar tudo o que ele tem para nos oferecer. Talvez seja o momento de mudanças pessoais!

É claro que esse caminho não é fácil, porque muitas vezes enfrentamos nossos medos e inseguranças mais profundos. Mas te asseguro que é necessário, por isso pergunto: Já não está na hora de você deixar para trás aquilo que já não te serve mais? Já não está no momento de galgar novos caminhos? Para concluir, deixo outra mensagem de Deus para que você possa refletir: “… para dar lugar ao novo, tirareis fora o velho” (Levítico 26:9).

O Pai ama você.

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A fé como fundamento da segurança e confiança em Deus



FONTE: GUIAME


20/04/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL