NOTÍCIAS


Contra qual doença você luta?



Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa no sistema nervoso. Ela é provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Foi contra essa doença que, durante sua vida, o físico Stephen Hawking lutou. Diagnosticado com a doença aos 21 anos, conviveu e lutou com esta realidade até seu falecimento, aos 76 anos.

No caso do físico, foram mais de cinco décadas de luta. À medida que o tempo passava as coisas iam piorando. Mesmo assim lutou. Mesmo assim produziu muito para sua geração, deixando obras e estudos que até hoje têm sua relevância e importância nos contextos de sua área de atuação. O filme que conta um pouco de sua história, consegue captar de forma emocionante, um pouco do que foi sua luta pela vida.

Enfrentamos doenças. Umas leves, outras extremamente pesadas. Cada uma carrega seu tipo de dor, de sofrimento, de consequência, de sequelas. Doenças fazem sofrer. Muitos lutam, outros infelizmente não conseguem reunir forças para lutar e se deixam vencer pela presença indesejada da doença que chega, se instala e vai se intensificando dia a dia, fazendo diminuir qualquer força para lutar.

Doenças emocionais lideram o número daqueles que simplesmente já não encontram forças para lutar. Seja por incompreensão, falta de empatia, desconhecimento, julgamento equivocado, enfim, uma série de situações e comportamentos da própria pessoa e daqueles que a cercam, a levam para um canto do campo de batalha, praticamente nocauteada por realidades frias e duras que roubam dela qualquer força para lutar.

Também existem as doenças sociais. Estão escondidas naquelas situações que a sociedade nos tenta vender como coisa boa, mas quando você coloca as lentes da Palavra e olha com atenção, percebe que estão tentando te fazer crer que o anormal, é normal. Que o amargo, é doce. Que o ódio, é amor. Que o errado, é certo. Que o injusto, é justo. Quando você consegue ver e concluir tudo isso, percebe que habita no meio de uma sociedade doente, absolutamente infectada pelo vírus do pecado.

Agora já dá pra perguntar: contra qual doença você luta? Transitamos por ambientes contaminados e com alto índice de contágio. É preciso nos proteger. É preciso cuidados. Não dá pra nos isolarmos, precisamos continuar nos relacionando, afinal ir e pregar é mandamento para se cumprir até a última fronteira. Porém proteção e cuidado são fundamentais e, em todo tempo, com sabedoria, humildade e submissão a Palavra, é preciso lutar. Mas com qual arma?

Volto ao físico. Numa das passagens de sua vida, Jane Hawking, esposa de Stephen Hawking, diz para um interlocutor como eles enfrentariam a doença: “Eu o amo e ele me ama. Nós vamos lutar contra essa doença juntos.” Amor é a resposta. Contra qualquer tipo de doença, amor sempre será a primeira e principal resposta. Evidente que eles recorreram a tratamento, medicação, remédio, mas o amor foi colocado como sustentação.

A pior doença da raça humana, causadora de todas as demais doenças, é o pecado. A solução dada por Deus foi o amor, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que Deus seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna.” Precisamos lutar contra todas as doenças deste mundo. Pela fé, de mãos dadas com Cristo, haveremos de ver a cura, de ver sarada a nossa terra, a nossa gente. Creia, ame, ore, espere, lute.

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Promessas na hora do voto



Fonte: Guiame


06/10/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO