NOTÍCIAS


Conferência treinará pastores em Moçambique: “Muitos não têm acesso a seminários”


A cidade de Beira está prestes a sediar a “Inspire Conference Moçambique 2024”, um evento que visa desenvolver pastores e líderes e fortalecer igrejas locais na África. O evento acontecerá de 20 a 22 de junho, na Missão Bethel.

A conferência contará com a participação de preletores de diversas partes do mundo, incluindo Brasil, Angola, Estados Unidos e Reino Unido. Entre os nomes confirmados estão Carlito Paes, Elias Caetano, Esmael Sebastião, José Calea, Márcio Marques, John Privett, Ildenor Ferreira, Gilson Matias, João Victor Paes, Glauco Camargo, Renato Garcia, e o anfitrião, pastor Flávio Andrade.

Os dois dias de plenárias serão dedicados a temas centrais para a liderança e o ministério cristão. Haverá sessões de ativação apostólica, profética e pastoral, além de painéis para compartilhar experiências e práticas de igrejas ao redor do mundo.

Alvo: treinar pastores e líderes 

Segundo o pastor Flávio Andrade, da Missão Bethel, o que motivou a conferência foi a constatação de um alto nível de analfabetismo bíblico e a falta de discipulado efetivo entre muitos líderes locais. 

Em Moçambique, centenas de igrejas são plantadas e multiplicadas, mas a maioria dos líderes carece de treinamento adequado. “Nosso alvo é servir a Igreja Africana, como rede, e compartilhar com os nossos irmãos o que Deus tem nos dado como Inspire”, disse o pastor Flávio ao Guiame.

As plenárias da conferência focarão em mensagens voltadas para a liderança e incluirão tempos de ativação apostólica, profética e pastoral. Haverá também painéis onde os preletores compartilharão as experiências vividas nas igrejas brasileiras, com o objetivo de inspirar e renovar os participantes.

Flávio espera que a conferência traga clareza sobre o Reino de Deus aos participantes, incentivando-os a retornar às suas comunidades com corações incendiados para inspirar outros. 

Ele acredita que o verdadeiro avivamento ocorre quando o fogo de Deus se espalha.

“Esperamos que os participantes tenham clareza de Reino e juntos possamos ir mais longe. Que eles retornem para as suas cidades, vilas e aldeias com seus corações incendiados e que possam inspirar outros. Pois cremos que avivamento não é quando fogo cai, e sim quando ele se espalha. Já posso ver nas aldeias e vilas de nossa Nação um grande derramar de Deus”, destacou.

Impacto e desafios

A resposta dos pastores locais superou todas as expectativas: “O plano para este ano eram 250 inscrições para pastores e esposas, mas de forma maravilhosa tivemos 410 inscrições feitas para a glória de Deus”, destacou o pastor Flávio.

O pastor Flávio Andrade destaca que um dos principais desafios enfrentados pelos pastores e líderes em Moçambique é a falta de discipulado e treinamento eficaz. 

“Sabemos que na África temos milhares de líderes que necessitam de um discipulado efetivo. Muitos pastores não têm acesso a treinamentos, seminários, o que leva a um misticismo no seio da Igreja Africana. Temos muitos casos de líderes com envolvimentos obscuros. Mas cremos que é chegado um novo tempo. Cremos no poder do evangelho transformador. Estamos diante de uma grande colheita na África, pois já podemos ver muitos pastores se levantando com ousadia, garra e muita unção, e juntos vamos atacar o império das trevas.”


A conferência irá treinar líderes africanos. (Foto: Instagram/Inspire Network Africa)

Ele também menciona que o maior desafio não é financeiro, mas sim a necessidade de treinamento eficaz: “Muitos sempre que falam de desafios na África correm logo para dizer que o maior desafio é o financeiro. Mas após 21 anos em missões em Moçambique (vivendo no campo de forma integral) posso afirmar que este é um grande equívoco. Pois você pode investir muito e ter poucos resultados se não treinar, capacitar, mentorear. O processo será muito caro e com pouco sucesso. O maior desafio é treinar líderes, líderes que tenham um coração ensinável.” 

Um novo tempo para Moçambique

Além das plenárias durante o dia, a conferência terá três noites de cultos abertos aos membros e líderes da rede. Também haverá uma mentoria especial para jovens empreendedores moçambicanos. Este ano, a conferência contará com a presença de 23 pastores e líderes do Brasil, EUA e Inglaterra, que vêm para servir a igreja africana.

“Terminaremos nossa conferência com uma abençoada santa ceia para todos os pastores, eles que passam o ano servindo a igreja, se assentarão e serão servidos”, destaca o pastor. “Glórias ao eterno criador de missões!”



FONTE: GUIAME


13/06/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL