NOTÍCIAS


Comunicação Cristã: Princípios para comunicar bem a nossa fé



A Bíblia tem uma grande quantidade de ensinamentos sobre comunicação e, de fato, ela própria é uma forma de comunicação disponível tanto em formato impresso quanto digital. É compreensível que nos preocupamos em comunicar de forma saudável e eficaz em nossas igrejas e fora delas. No entanto, um dos desafios atuais é saber comunicar adequadamente em nossos canais pessoais.

O brasileiro passa pouco mais de 10 horas on-line todos os dias na Internet. Para nós cristãos, pode ser um grande campo missionário para levarmos as boas novas da salvação. Pensando nisso, separei algumas referências que me fizeram refletir sobre bom testemunho e como me comunicar melhor.

A nossa comunicação precisa ser intencional para edificar e encorajar, como está em Efésios 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”

Precisamos falar com sabedoria e gentileza: em Provérbios 15:1, diz: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Isso significa que devemos ser cuidadosos com as palavras que usamos e pensar antes de falar.

Outro ponto importante em nossa comunicação cristã é ouvir atentamente, intencionalmente. A Bíblia nos ensina a ouvir com atenção e estarmos atentos às necessidades dos outros. Em Tiago 1:19 há um alerta sobre isso: “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.”

Dentro daquilo que gostaria de destacar para nossa reflexão, deixei por último, mas, não menos importante: evitar fofocas e falar mal dos outros. Em Provérbios 16:28 diz: “O homem perverso semeia contendas, e o difamador separa os maiores amigos.” Parece muito básico, mas é preciso lembrar que devemos ser cuidadosos para não espalhar rumores ou falar mal dos outros. Tratar as pessoas com respeito e dignidade é parte do nosso caráter.

Penso que se seguíssemos os princípios bíblicos nos comunicaremos com muito mais leveza. Isso começa com um bom discipulado, vida devocional e dependência total no Espírito Santo.

Elis Amâncio é jornalista cristã, especialista em comunicação digital e mídias sociais, em marketing digital (PUC Minas), mestranda em Estudos de Linguagens (CEFET-MG). É autora dos livros Mídias Sociais na Igreja, Comunicando o Reino e Redes Sociales para la Iglesia, e coautora em outros livros. É membro da Igreja Batista da Lagoinha há 20 anos, casada com Renato Lied, pais da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.



Fonte: Guiame


15/03/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
MIX GOSPEL