NOTÍCIAS


Como a seca do Rio Eufrates aponta para a profecia de Jeremias


Uma crise alimentar se aproxima à medida que a região, anteriormente conhecida como Crescente Fértil, vê as principais fontes de água desaparecer. As autoridades lutam para lidar com o surgimento de um cenário profético.

De acordo com as autoridades iraquianas, por três anos consecutivos, a estação chuvosa começou mais tarde e terminou mais cedo do que o normal histórico. Isso foi associado a menos água correndo nos dois rios principais: o Tigre e o Eufrates.

Destaque na Bíblia, o Eufrates aparece descrito como fronteira com o Jardim do Éden, de acordo com Gênesis 2:14 – “O nome do terceiro rio é Tigre, aquele que corre a leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates”

Em Gênesis 15:18, o rio foi nomeado como um dos limites da terra que Deus concedeu aos descendentes de Abraão:

“Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: ‘tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates’”.

O profeta Jeremias descreveu como as águas da Babilônia, a região que atualmente inclui a Síria e o Iraque, secariam como punição por suas práticas idólatras, sendo a devastação tão completa que tornaria a região, antes parte do chamado ‘crescente fértil’, inabitável.

“Uma seca contra as suas águas, para que se sequem! Pois é uma terra de ídolos; Eles estão obcecados por suas imagens terríveis. Certamente, gatos selvagens e hienas habitarão [ali], e avestruzes habitarão ali; Nunca mais será colonizada, nem habitada através dos tempos” (Jeremias 50:38-39)

Escatologia

A escatologia cristã e muçulmana inclui profecias sobre a seca do Eufrates sinalizando o fim dos dias.

No Islã, alguns dos hadiths sugerem que o Eufrates secará, revelando tesouros desconhecidos que serão a causa de conflitos e guerras.

No livro do Apocalipse, é profetizado que em um futuro próximo, o Eufrates Potamos ou “rompendo como água” do Oriente Médio secará em preparação para a Batalha do Armagedom.

Além dos fenômenos naturais, a região também tem sido atormentada por conflitos em curso.

“A desertificação agora ameaça quase 40% da área de nosso país – um país que já foi um dos mais férteis e produtivos da região”, disse o presidente do Iraque, Abdul Latif Rashid, na COP 27, a cúpula do clima no Egito na semana passada.

Mapa mostra Rio Eufrates. (Imagem: The Coming Bible Prophecy Reformation)

Professor da Universidade de Tecnologia de Lulea, na Suécia, Nadhir Al-Ansari disse à Reuters que as chuvas no Iraque caíram 30% nas últimas três décadas, com a menor precipitação ocorrendo nos últimos dois anos.

“O que antes era conhecido como Crescente Fértil começou a morrer há cerca de 35 anos”, disse ele.

As autoridades acusam a Turquia de reduzir o fluxo do rio a montante nos últimos dois anos para a metade do nível com o qual se comprometeu em um acordo de 1987, uma alegação que o governo turco nega.

Até setembro, as chuvas no sudeste da Turquia, onde nascem os rios, ficaram 29% abaixo da média das três décadas anteriores, de acordo com a agência meteorológica da Turquia. As barragens e a seca reduziram as águas dos dois rios para cerca de 20% dos níveis anteriores.

Crise alimentar

A combinação de todos esses elementos levou a uma crise alimentar na região. Quase 90% das colheitas de sequeiro, principalmente trigo e cevada, falharam nesta temporada, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Iraque.

Com 2.700 quilômetros de extensão, o rio Eufrates é a principal fonte de água potável, além de alimentar três usinas hidrelétricas que produzem eletricidade para cerca de três milhões de pessoas na Síria.

Duas barragens no norte da Síria enfrentam o fechamento iminente, o que deixaria cerca de três milhões de pessoas sem acesso à eletricidade. O nível da água na barragem de Tishrin, a primeira em que o rio cai dentro da Síria, caiu cinco metros e está atualmente cerca de dez centímetros acima do “nível morto” quando as turbinas param de produzir eletricidade.



Fonte: Guiame


18/11/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO