NOTÍCIAS


Ateus dos EUA pedem fim de batismos na prisão, após 40 detentos serem batizados


Após homens e mulheres do Centro de Detenção do Condado de Decatur, em Indiana, terem sido batizados, um grupo ateu se manifestou acusando o escritório do xerife local de “[empurrar] o cristianismo para os presos”.

Até agora, mais de 300 detentos foram batizados nos últimos quatro anos.

Segundo a Fox News, o advogado da Fundação Freedom From Religion, com sede em Wisconsin, enviou várias cartas ao ex-xerife do condado de Decatur, David Durant.

Detentos do sexo masculino no Centro de Detenção de Decatur fazem fila para serem batizados. (Foto: Escritório do Xerife do Condado de Decatur)

Nelas, o Centro de Detenção é acusado de “várias violações constitucionais” por “promover o cristianismo e coagir os detidos a participar de exercícios religiosos”.

Em 29 de dezembro, o escritório do xerife postou fotos em sua página no Facebook de dezenas de detentos sendo batizados, com a seguinte descrição:

“Que ótima maneira de celebrar o Natal e o Ano Novo! O capelão do DCDC Dave Burnett, juntamente com os membros do REC, batizaram quase 40 homens e mulheres após uma profissão pessoal e pública de Jesus Cristo em suas vidas”.

“Nos últimos quatro anos, quase 300 homens e mulheres entregaram suas vidas a Jesus Cristo enquanto estavam encarcerados no Centro de Detenção do Condado de Decatur. Toda glória a DEUS!”

Reclamações

No início do ano, o advogado do grupo ateu, Christopher Line, escreveu uma carta a Durant, que não é mais xerife, reclamando que seu escritório não atendeu a uma carta de reclamação enviada por ele em julho passado.

A carta exigia que a prisão cessasse “sua promoção e afiliação oficial ao cristianismo em suas páginas oficiais de mídia social e por meio de seus eventos religiosos, programas e atividades em violação da Cláusula de Estabelecimento da Primeira Emenda”.

De acordo com o Greensburg Daily News local, Durant, que deixou o cargo em 1º de janeiro após um mandato de quatro anos como xerife, enfatizou programas de reabilitação religiosos e não religiosos para presidiários durante seu mandato.

A missão declarada do Residents Encounter Christ, um dos grupos de reabilitação da prisão, é “tornar Jesus Cristo conhecido para homens e mulheres encarcerados”, de acordo com seu site.

Presidiárias aguardam o batismo na Cadeia do Condado de Decatur. (Foto: Departamento do Xerife do Condado de Decatur)

Eles conduzem um retiro evangelístico para presidiários de Indiana, no qual eles são “convidados a participar de uma experiência de três dias de oração, companheirismo e autoexame em uma experiência semelhante a Caminhada para Emaús no local que parece ter mudado muitos para o bem”, de acordo com o canal local.

Durant disse à agência local em 2019 que “todo mundo sabe que a distância mais longa a percorrer é de 45 centímetros entre a cabeça e o coração”.

“Se você pode mudar o coração durante essa jornada, tudo seguirá o exemplo. Seja o álcool, as drogas ou a pobreza que estão criando o ciclo, só temos que mudar seus corações para interromper o processo”, disse Durant.

Trabalho reconhecido

O trabalho que o grupo tem feito é efetivo e tem sido reconhecido. Segundo Durant, eles tiveram que usar um sistema de sorteio porque o interesse no retiro do grupo era muito alto.

Os presos participam de um grupo de reabilitação religioso na Cadeia do Condado de Decatur. (Foto: Escritório do Xerife do Condado de Decatur)

O ex-xerife contou que um preso, que ele “prendeu pessoalmente” duas vezes, enviou um bilhete a ele agradecendo pelo programa.

“Quero agradecer a você e sua esposa por trazer [Residents Encounter Christ] para nossa prisão”, escreveu o preso. “Minha vida foi mudada para sempre por seu coração de ouro. Em nome de Jesus.”

Acusações

Na carta, enviada em janeiro, o representante do grupo ateu acusou a prisão de “coagir ativamente os presos a participar de sua programação religiosa, que é desenfreada em todo o Departamento. Qualquer preso ciente do apoio oficial [da prisão] e celebração dos presos que participam de programas religiosos não se sentirão livres para recusar a participação.”

“Isto é constitucionalmente inadmissível. O governo não pode legalmente hospedar eventos religiosos sectários em suas instalações, ou promovê-los em sua capacidade oficial. Nem pode usar um centro correcional do condado, com uma audiência cativa literal, para proselitismo e conversão de presos ao cristianismo”, acrescentou a carta.

O escritório havia dito ao The Christian Post que o novo xerife Bill Meyerrose não tinha visto as cartas do FFRF e não tinha resposta para elas, mas estava ciente dos batismos ocorrendo no centro de detenção sob o comando do xerife anterior.



Fonte: Guiame


23/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
ADORAÇÃO MÁXIMA