NOTÍCIAS


Arqueólogos encontram túmulo de São Nicolau, bispo que inspirou a lenda do Papai Noel


Debaixo de uma antiga igreja da Turquia, na cidade de Demre, arqueólogos encontraram o túmulo que contém os restos mortais de São Nicolau, o bispo que, segundo historiadores, inspirou a lenda do Papai Noel

Nicolau foi um bispo do século III, venerado pela Igreja Ortodoxa e Católica, e que ficou conhecido por conquistar a sociedade com sua caridade, espírito de oração e bondade.

Alvo de muitas lendas, ele foi um homem real e muito amado pelos cristãos de sua época. De família nobre, nasceu na Grécia e viveu na Turquia onde foi sacerdote na Diocese de Mira, província da Antália.

“Esta é uma descoberta extremamente importante e a primeira desse período”, disse Osman Eravsar, presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antália.

Sobre o sítio arqueológico

Conforme a Fox News, depois que o aumento do nível do mar no Mediterrâneo submergiu a igreja, outra construção foi erguida ali, séculos depois. 

“Quando a laje de piso colocada na década de 1970 foi removida de onde estava, uma escavação foi realizada para descobrir o que havia embaixo dela e o resultado foi um revestimento do piso da igreja do início do século IV”, disse o arqueólogo. 

“Agora chegamos aos restos da primeira igreja e ao chão em que São Nicolau pisou. Os ladrilhos do piso da primeira igreja foram desenterrados”, disse Eravsar. 

Há décadas que os pesquisadores examinam as fundações da Igreja de São Nicolau, em Demre. Eles também já descobriram, recentemente, um afresco de Jesus no local. 

O afresco é uma importante técnica de pintura mural e remonta aos primórdios da história da arte. Foi muito utilizada por gregos e romanos na Antiguidade Clássica e pelos mestres italianos do Renascimento, chegando até os nossos dias.


Igreja de São Nicolau, na cidade de Demre, Turquia. (Foto: Flick/Rab Lawrence)

‘Perseguido pelo Império Romano’

Em 2017, quando os arqueólogos encontraram a tumba, mas não puderam confirmar, o jornal The Daily Sabah observou que a descoberta foi considerada surpreendente, pois “acreditava-se que os restos de São Nicolau tinham sido contrabandeados para a cidade de Bari por comerciantes italianos, no ano de 1087”.

Ali foi inaugurado o Museu do Papai Noel, antiga igreja com um sarcófago atribuído ao santo do Natal”, acrescentou o site de notícias.

São Nicolau, que viveu sob o Império Romano, foi perseguido por sua fé sob o imperador Diocleciano, mas viveu para ver Constantino chegar ao poder e legalizar o cristianismo.

“Após sua libertação, Nicolau participou do Concílio de Nicéia em 325 d.C., e morreu em 6 de dezembro de 343 d.C., em Mira. Ele foi enterrado na própria igreja”, conforme o Christian Post.

Depois de ser canonizado pela Igreja Católica, a data de sua morte passou a ser celebrada — dia de festa ao santo padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega.

Segundo a História, São Nicolau foi introduzido na cultura popular americana no final do século 18, quando grupos de famílias holandesas se reuniram para homenagear o aniversário de sua morte.

Da realidade à fantasia

Muitas mudanças foram atribuídas à vida de São Nicolau. Alteraram sua residência da Turquia para o Polo Norte, onde é comum o uso de trenós como meio de transporte.

Além disso, o “trenó do Papai Noel” ganhou características mágicas, voando pelos céus e fazendo dele um homem onipresente, capaz de entregar presentes a todas as crianças do mundo numa única noite, exceto para aquelas que “não tiveram bom comportamento durante o ano”.

A imagem de Nicolau foi redesenhada e suas estátuas alteradas por diversos artistas ao longo dos séculos. De mitra (uma espécie de quipá) ele passou a usar um gorro, e suas vestes de líder religioso foram trocadas por um uniforme vermelho e branco.

Até mesmo suas características faciais foram muito alteradas, principalmente depois que caíram nas mãos de cartunistas americanos e, logo após ele virar o “garoto propaganda” da Coca Cola, por volta de 1930. 

A campanha para vender mais refrigerante na época do Natal, nos Estado Unidos, deu tão certo que se espalhou pelo mundo todo, mas poucos sabem que foi através da total distorção da história de um líder religioso turco. 



Fonte: Guiame


24/10/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO