NOTÍCIAS


Apenas 6% dos adultos do Reino Unido são cristãos praticantes



O grupo de organizações cristãs, formado pela Aliança Evangélica do Reino Unido (EAUK), Alpha, HOPE Together, Luis Palau Association e Kingsgate Community Church, divulgou o relatório “Talking Jesus” com questões relativas ao ambiente de fé.

De acordo com os autores do relatório, ele “responde ao que as pessoas pensam de Jesus; como os não cristãos veem qualquer amigo cristão praticante que possam ter; e o panorama do evangelismo no Reino Unido hoje”.

Outra parte do relatório “também mostra como os cristãos praticantes chegam à fé e ajudará os líderes da igreja a serem estratégicos para o crescimento”.

A pesquisa foi concluída pela Savanta ComRes, que conduziu uma entrevista online de 10 minutos entre cerca de 4.000 adultos do Reino Unido, no período de 28 de janeiro e 13 de fevereiro de 2022. Houve ainda trabalho de campo suplementar, feito entre 28 de março e 5 de abril.

Os entrevistados foram divididos em duas amostras. Uma, com 3.115 pessoas, foi projetada para ser nacionalmente representativo do Reino Unido. A outra foi com 917 cristãos praticantes.

“Após o trabalho de campo, essas duas amostras foram combinadas em um único conjunto de dados combinados”, explicaram.

Tendências cristãs

De acordo com Rachel Jordan-Wolf, Diretora Executiva da HOPE Together, “esta pesquisa, que foi feita pela primeira vez em 2015, nos permite olhar ao longo de 7 anos e ver tendências que nos ajudarão estrategicamente com o crescimento da igreja”.

“Tem coisas significativas a dizer sobre o investimento da igreja nas gerações mais jovens, nos dá uma esperança real para o futuro da Igreja e encorajamento de que agora é o momento para evangelismo e missão. Reafirma que, pós- pandemia, nunca houve um momento melhor, ou mais necessário, para nós, como cristãos, investirmos em dar a conhecer Jesus”, acrescentou.

A chefe de missão da Aliança Evangélica do Reino Unido, Rachael Heffer, enfatizou que “o relatório apresenta boas notícias tanto para a igreja em todo o Reino Unido quanto para nós como testemunhas cristãs individuais”.

“Serve para reafirmar que nossos amigos não cristãos pensam bem de nós e gostam de nós, que há uma abertura cada vez maior para ouvir nossas histórias de fé”, disse.

Jesus e ressurreição

O relatório mostra que apenas 6% dos adultos no Reino Unido se identificam como cristãos praticantes, enquanto 42% dizem que são cristãos não praticantes. Também apontou que 4% se identificam como agnósticos e 12% como ateus.

Também diz que 20% da população do Reino Unido acredita que Jesus é o Filho de Deus, e a maioria (33%) o vê como um profeta ou líder espiritual, mas não Deus. Além disso, 45% dos entrevistados acreditam em sua ressurreição.

Segundo o relatório, enquanto em 2015, 68% dos não cristãos no Reino Unido disseram conhecer alguém que era um cristão ativo, em 2022, esse número caiu para 53%.

“É uma queda significativa e um pouco de alerta. Como igrejas, precisamos cuidar e, como indivíduos, precisamos ter certeza de que temos grandes amizades vivificantes com pessoas que ainda não conhecem Jesus”, apontou Jordan-Wolf.

Entre os entrevistados, 33% dos não cristãos querem saber mais sobre Jesus após conversa com cristão. “Isso é tão encorajador, aumentou. Em 2015, foi um em cada cinco”, disse o Diretor Executivo da HOPE Together.

“Eu me pergunto se a pandemia e um mundo um pouco mais vacilante, quando as pessoas não sabem o que está acontecendo, realmente fez com que as pessoas se interessassem mais pela fé, mas torna este um momento ainda mais importante para falarmos sobre nossa fé”, concluiu Jordan-Lobo.

Curso Talking Jesus

Além do relatório, o site Talking Jesus oferece “um curso para treinar os cristãos a compartilhar sua fé por meio de seis sessões de vídeo e um livro didático”.

“Um dos principais fatos que descobrimos na pesquisa de 2015 foi que as conversas com os cristãos são uma das influências mais importantes para levar as pessoas à fé”, explicam os autores.

Eles dizem que “descobrimos que os cristãos nem sempre têm confiança em colocar sua fé em palavras, de modo que o curso foi criado para inspirar os cristãos a compartilhar sua fé de maneira natural e relevante”.



Fonte: Guiame


17/11/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
LIBERTAÇÃO