Quantas pessoas não estão em busca do seu propósito de vida diariamente? Participam de reuniões, cursos, olham reportagens, buscam estudos, enfim, fazem de todo o possível por si mesmos, e até em busca de profissionais (como teste vocacional com psicólogos), tudo em busca de “se encontrar” ou “encontrar seu propósito e destino de vida”.
Tudo isso é pertinente! Porém, gostaria de colocar um ponto “anterior” à essa descoberta. Antes de viver o seu propósito de fato, tem uma preparação antes! Todos nós precisamos ser preparados para aí sim vivermos um propósito fenomenal de Deus!
De bate pronto eu diria que o profeta Samuel, bem como os nazireus, viveram “dentro do seu propósito” desde o início de suas vidas, mas creio que eles são exceção à regra, e é disso que eu gostaria de compartilhar, e para isso, vou separar em dois pontos principais.
O primeiro ponto seria que na maioria dos casos a preparação exige um tempo necessário. Sem dúvida nenhuma, um dos personagens bíblicos mais conhecidos é Moisés. Moisés não foi de imediato declaradamente preparado para ser um profeta e libertador, pelo contrário, ele passou a primeira parte da vida sendo preparado como príncipe (40 anos), depois passou a segunda parte vivendo em Midiã, pastoreando (e nisso foram mais 40 anos), para só depois nos últimos 40 anos ele ser um libertador e profeta! Isso significa que os 80 anos anteriores dele foram “perdidos”? De maneira nenhuma! Tudo foi preparatório, tudo serviu de aprendizado, ele foi sendo formado aos poucos, caráter, habilidades…para aí sim um propósito espetacular! Em resumo, dos 100% da vida dele, 67% ele passou sendo preparado, e 33% viver o propósito de fato!
Um segundo exemplo que podemos falar de tempo de preparação é o próprio Senhor Jesus! Ele viveu até os 30 anos trabalhando com madeira, pois somente com essa idade Ele começou seu ministério terreno, e que durou somente 3 anos! Ou seja, aproximadamente 90% do tempo de vida do Senhor foi sendo preparado, e os últimos 10% que foram de fato no propósito! Interessante né? E muitos de nós com poucos anos de vida, ou na meia idade, reclamamos de não viver o que acreditamos ser o propósito! Se acalme….o melhor de Deus sempre está por vir para quem O deixa guiar!
Um outro ponto que me chama atenção é o fato de que para viver o propósito, a preparação exige também um caminho a ser trilhado, e isso gera muita controvérsia e falta de entendimento.
Por exemplo, é fácil analisarmos a vida de José do Egito hoje, mas imagine só viver o que ele viveu. Imagine ser vendido pelos irmãos, ser preso injustamente e tudo mais. O ponto é, ele viveu várias “injustiças” para chegar até onde Deus o queria (que era o Egito), e também Deus preparou na prisão para ele conhecer uma pessoa chave que o levaria até Faraó! O que quero dizer é, José tinha um caminho a ser trilhado, e para isso, teve que passar por tudo que passou. Resumo, a injustiça pelo seu caminho pode lhe levar ao seu propósito!
Outro exemplo interessante é o de Ester. Ester passou por um concurso de beleza para chegar a ser rainha da Pérsia. O caminho para o propósito dela passou por algo que ninguém imaginaria! Alguns até criticam o cuidado com a “beleza” em si, mas foi exatamente ele que a levou para o propósito!
Enfim, diante desses exemplos, o que fica claro é que tanto o tempo de preparação, como o caminho de preparação são fundamentais para você atingir seu destino profético! As coisas do dia a dia, desde as mais “inocentes”, até as mais injustas, podem fazer parte do plano de Deus para te levar ao seu destino, portanto, não reclame desse caminho, não reclame da demora….se tranquilize, Deus tem o seu momento exato, e o seu caminho perfeito, que com certeza te levará a viver seu propósito nessa terra! Creia nisso! Que Deus te abençoe!
Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.
* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia ao artigo anterior: O alívio vem de Deus, mas o descanso vem de você!