NOTÍCIAS


A perseverança de Calebe e a recompensa da esperança em Deus



A história de Calebe é um exemplo maravilhoso de perseverança e fé, que deve ser usado por todos os cristãos, ainda mais para aqueles que estão na maturidade, pois mostra que existe idade para ser útil a Deus nem desfrutar de suas promessas.

Após muitos anos, Calebe finalmente tomou posse da terra que lhe foi prometido por Josué, o líder do povo que sucedeu Moisés.

Calebe é sempre lembrado por sua confiança inabalável em Deus, apesar dos desafios e do tempo que levou para ver a promessa cumprida.

Em Josué 14:12, ele declara: “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.”

A fé e a perseverança de Calebe, além de servir como inspiração para todos os que esperam no Senhor, mostram que estavam diretamente ligadas ao sucesso de sua empreitada e não foram em vão.

Ele esperou quarenta e cinco anos (imagine só, e tem gente querendo desistir em algumas semanas ou meses de seus sonhos) para receber a promessa feita por Deus.

Sua história nos ensina que a espera pode ser longa, mas Deus é fiel para cumprir cada uma delas em nossas vidas. Para Ele não existem tempo ou dificuldade.

Em Hebreus 10:36, lemos: “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” A paciência é uma virtude essencial para aqueles que confiam no Senhor e esperam pela Sua intervenção.

A jornada de Calebe também é um testemunho de coragem e determinação. Ele enfrentou gigantes e obstáculos, mas nunca perdeu a fé. Assim como Calebe, devemos enfrentar nossos desafios com coragem, confiando que Deus nos dará a vitória.

Devemos nos lembrar que, independentemente das dificuldades, a perseverança em Deus nos levará à conquista de nossas promessas, ao que eu chamo de “portos desejados”.

A perseverança de Calebe também é um exemplo de como a fé é recompensada. Em Salmos 27:14, somos encorajados: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” A espera pode ser difícil, mas Deus promete fortalecer nosso coração enquanto aguardamos Sua intervenção. Calebe recebeu sua herança como resultado de sua fé inabalável e paciência. E valeu a pena!

A história de Calebe nos ensina ainda sobre a importância de confiar plenamente em Deus. Mesmo quando os outros duvidavam, ele permaneceu firme na promessa de Deus.

Em Provérbios 3:5-6, somos aconselhados: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” A confiança em Deus nos guiará para o cumprimento de Suas promessas em nossas vidas.

Para concluir, a perseverança de Calebe e sua posse do monte nos lembram que Deus honra aqueles que esperam e confiam Nele. Agrada a Deus entregar o desejo do nosso coração quando estão alinhados ao Dele. Creia nisso! Seja um Calebe!

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Tenha bom ânimo!



FONTE: GUIAME


21/06/2024 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @HTTPS://WWW.INSTAGRAM.COM/OFICIALDESTAKGOSPEL/

NO AR:
- DESTAK GOSPEL