NOTÍCIAS


A oportunidade da sua vida


Recentemente, ouvi um cientista descrever o quão notavelmente o cérebro é criado para dar a uma criança um potencial imensurável para fazer quase tudo o que quiser na vida. Eles disseram: “A Mãe Natureza fez um trabalho notável na criação do cérebro, etc.”

Mãe natureza? Quem é ela? Onde ela mora? Onde está a sede dela?

Nãaaaaao, ela não é uma pessoa … e certamente não é D-us. Ela é o que chamamos de responsável por algo que apenas D-us poderia ter feito, mas não queremos dizer que D-us fez isso. Ela é a maneira de reconhecer que algo diferente do homem é responsável pelo universo, sem ter que considerar o que não sabemos, o que não apreciamos e certamente o que não queremos servir.

Pode parecer seguro, mas não é seguro. Como você se sentiria se alguém se referisse a você pelo nome de outra pessoa? Como você se sentiria se estivesse apoiando alguém e eles se referissem a você com o nome de outra pessoa ou de outra coisa? Você não sentiria vontade de cortá-los como um peru frio?

Claro, D-us não funciona dessa maneira. A Gemara diz que traz desastres ao mundo uma vez a cada 70 anos para livrar o mundo dos Mamzerim, crianças nascidas da maioria dos relacionamentos proibidos pela Torah e que são puníveis com excisão ou pena de morte. Mas também permite que mate não mamzerim, para que ninguém note o que ele realmente está fazendo.

Por que não? Não seria melhor se as pessoas soubessem que D-us segue as coisas que proíbe na Torah? Isso colocaria o temor de D-us neles e impediria as pessoas de pecar. Se ele encobrir sua resposta ao pecado, isso não encorajará as pessoas a continuar pecando … para continuar atribuindo seu trabalho magistral a algum monarca imaginário da floresta?

Mas ele deixa isso acontecer de qualquer maneira. Por quê? Para pessoas como Pinchas Ben Elazar Ben Aharon Hakohen. Para as pessoas terem a chance de fazer isso:

Pinchas Ben Elazar Ben Aharon Hakohen afastou minha raiva dos filhos de Israel por seu zelo, vingando entre eles, para que eu não destrua os filhos de Israel por causa do meu zelo. (Bamidbar 25:11 / Números 25:11)

D-us poderia simplesmente dar um “zap” em quem quiser, a qualquer momento que quiser, e as pessoas aprenderiam a temê-lo. Mas onde está a diversão nisso? D-us não está depois da obediência. Ele está depois do relacionamento, e qualquer bom relacionamento produz obediência por conta própria. Quando você ama alguém, você respeita suas regras. Se você realmente os ama, suas regras se tornam suas próprias regras, apenas para refletir o amor que você sente por elas.

E embora não tenha havido muitos “pinchas” ao longo da história, os poucos que apareceram fizeram valer a pena para D-us sofrer os insultos de fortuna ultrajante, incluindo deixar a Mãe Natureza ter crédito por sua obra.

As filhas de Tzelofchad (Zelofeade) são a outra razão. Elas não estavam com ciúmes de D-us, mas daqueles que tinham uma porção em Eretz Israel (Terra de Israel). O pai delas, que teria herdado uma parte familiar em Eretz Israel, recebeu pena de morte por quebrar o Shabat no final de Parashas Shlach. Sem irmãos, parecia que a herança de sua família iria para outro parente.

Chazal deixa claro que as filhas de Tzelofchad não estavam interessadas apenas em ter um lugar para morar. Qualquer um com quem elas tivessem se casado teriam dado isso a elas. Foi o amor delas por Eretz Israel que as levou a fazer uma reivindicação na terra a Moshe Rabbeinu, que foi validada pelo próprio D-us na Torah.

A verdade é que, diz a Gemara, a halachah real que as filhas de Tzelofchad trouxeram foi destinada a ser contada por D-us a Moshe Rabbeinu. Mas D-us se afastou dizendo a ele para dar as filhas de tzelofchad o dia ao sol, a oportunidade de mostrar o quanto todos nós devemos amar Eretz Israel. Como Pinchas logo antes delas no paarsha, elas eram zelosas com algo que D-us se importa muito, e sua ação foi considerada agir em seu nome.

Há outro elemento para esta discussão. Chananyah, Mishael e Azariah, descendentes da família real judaica foram levados em cativeiro por Nabucodonosor e trazidos de volta à Babilônia. Eventualmente, Nabucodonosor montou uma enorme estátua de ouro e ordenou a todos, incluindo todos os ministros e cortesãos de todo o seu império para reunir-se em torno dela. Chananyah, Mishael e Azariah também estavam lá. Foi anunciado que todo o presente teria que cair em seus rostos antes da estátua e que qualquer um que desobedeceu seria queimado até a morte em uma fornalha.

Todos cumpriram, exceto, é claro, Chananyah, Mishael e Azariah (Hananias, Misael e Asarias). Enfurecido, o rei os jogou em uma fornalha ardente, onde foram milagrosamente foram salvos pelo anjo Gavriel. Quando Nebuchadnetzar (Nabucodonosor), junto com as miríades presentes, testemunhou o espetáculo por si mesmo, ele elogiou os três e criticou todos os outros judeus que se curvaram ao ídolo. “Você tem um D-us assim”, ele os castigou, “e você se curvou a um ídolo?!”

(Foto: Nellyaltenburger / Pixabay)

A única coisa é que os três deveriam ter morrido no incêndio naquele dia. Pelo menos é o que eles foram contados por Daniel. Ele havia dito a eles, em nome de D-us, que se eles entrassem na fornalha ardente, um milagre não aconteceria por eles e eles morreriam. Quando o milagre aconteceu por eles, eles ficaram tão surpresos quanto todos os outros lá.

Eles não se perguntaram o que deu errado.

Eles se perguntavam, o que foi certo?

A resposta é Avraham e Haran.

Não muito longe de onde Chananyah, Mishael e Azariah foram testados, era ur Kasdim, o local onde Avraham há muito tempo havia sido testado por Nimrod da mesma maneira e salvo da mesma maneira. Ele havia rejeitado Nimrod como um D-us e entrou na fornalha ardente para morrer para defendê-lo.

Quando Haran, o irmão de Avraham, viu Avraham emergir da fornalha ileso, ele decidiu seguir o exemplo assim que assumiu que um milagre acontecesse por ele também. Não, e ele foi queimado vivo. Ele não entendeu que a chave para um milagre estava indo para a sua morte de bom grado para santificar o nome de D-us, assim como Chananyah, Mishael e Azarias haviam feito. Ironicamente, você tem que estar disposto a morrer para viver.

A verdade é que o Midrash diz que Avraham seria queimado vivo naquele dia e teria, se não fosse que Ia’aqov tenha acabado nascer de seu filho, Yitzchak. Portanto, não foi apenas a disposição de Avraham de morrer por D-us que salvou sua vida. Foi seu futuro neto que fez isso. E isso não é um mérito que muitas pessoas tiveram ao longo dos anos, e talvez seja por isso que seu auto-sacrifício não tenha sido suficiente para conseguir o milagre que eles precisavam para sobreviver. O que agora?

Os dez mártires respondem a essa pergunta. Eles morreram Al Kiddush Hashem, apesar de terem o poder de evitar completamente a situação. Foi apenas porque o anjo Gabriel disse a Rebi Yishmael que suas mortes eram necessárias para salvar o mundo que eles se permitiram ser torturados e mortos pelos romanos. A história exigia e eles cumpriram da maneira mais nobre possível.

A Gemara relata que o filho de Rebi Yehoshua Ben Levi, Rav Yosef, ficou doente e morreu momentaneamente (Pesachim 50a). Depois que ele se recuperou, ele disse ao pai o seguinte:

Rav Yosef acrescentou: e ouvi dizer que eles estavam dizendo naquele mundo … “Os executados pelo governo desfrutam de um status tão exaltado que ninguém pode ficar no seu recinto.” (Pesachim 50A)

Rav Yosef se referiu aos dez mártires. Por outro lado, ele ouviu certos segredos sobre este mundo e o próximo, um dos quais foi o resultado de morrer por D-us de D-us com o coração pleno. Essa pessoa é a mais próxima possível de D-us no próximo mundo, e todo mundo não pode atingir esse nível. Nada é mais significativo do que isso no próximo mundo e, portanto, neste mundo.

É isso que a Mishnah está tentando nos preparar para isso:

Este mundo é como um corredor antes do mundo. Retenha-se no corredor para poder entrar no salão de banquetes. (Pirkei Avot 4:16)

O que isto significa? Eu tenho uma história que nos leva ao ponto.

Uma vez que tive que viajar de Nova York a Los Angeles para falar e fui reservado em um voo de Redeye para chegar cedo na manhã seguinte. Preocupado por estar muito cansado no dia seguinte, usei meus pontos para reservar a classe executiva para poder pelo menos dormir. Normalmente não durmo bem em aviões e pensei que um assento reclinado poderia ajudar com isso.

Parte do acordo era melhor comida, o que faz uma grande diferença quando se trata de comida Glatt Kosher. Uma atualização de um jantar de TV geralmente é bastante impressionante, pois precisa corresponder às atualizações que o povo que não é kosher recebe.

Depois que o serviço de jantar começou, ficou claro que todos iriam comer bem naquele voo, comida com qualidade de restaurante em pratos reais. A carne parecia muito boa e eu me perguntava o que estaria recebendo.

Eles finalmente me trouxeram minha bandeja, que era de tamanho bastante grande, mas consistia apenas em uma refeição leiteira de bagels, lox e cream cheese. Contive minha surpresa e tentei parecer contente, mas realmente não estava. Enquanto pesquisava minha bandeja, pensei comigo mesmo que era bom o suficiente, especialmente porque eu amo bagel, lox e cream cheese. Havia ótimos acompanhamentos e uma boa sobremesa. Não foi tão chique quanto o jantar de todos os outros, mas eu decidi que era tudo o que eu precisava e fiquei feliz.

Quando terminei, eu estava mais do que contente. Reclinei-me na cadeira enquanto esperava que minha bandeja fosse limpa. Eu estava cansado e já queria dormir. Estômago cheio, olhos fechados, eu podia ouvir o aperto de xícaras e talheres ao fundo enquanto a equipe removeu as bandejas vazias. Foi quando uma aeromoça disse: “Sr. Winston, seu jantar.”

O quê? Abri meus olhos para uma bandeja totalmente nova de comida colocada na minha frente, este cheio de todos os tipos de carnes chiques, rolos, implementos, você escolhe. Aparentemente, meu primeiro prato principal foi apenas meu aperitivo. Esta era minha entrada principal, e tudo o que eu podia fazer era olhar para ela, imaginando quanto disso eu poderia consumir antes de fazer com que o avião voasse a uma altitude mais baixa. Fiquei orgulhoso de mim mesmo por estar feliz com minha parte anterior, mas agora me perguntei o quanto teria que enviar de volta para a cozinha. Se alguém tivesse me dito anteriormente o que esperar … eu tinha comido meu preenchimento no “corredor” quando muito melhor me esperou no “salão de banquetes”.

Tradução: Mário Moreno

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Como evitar o pecado da contenda



Fonte: Guiame


25/07/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
TOP 10 GOSPEL