NOTÍCIAS


A importância das Escrituras em nossas Igrejas – Parte 1



Toda religião tem o seu fundamento de crença. Regras que norteiam o seguimento religioso a enfrentar a realidade da vida e interpretar a sua perspectiva espiritual a forma adequada de responder as questões da vida. As igrejas, como instituição religiosa, têm a Bíblia Sagrada como sua regra de fé e prática. Por que cremos que a Bíblia é a palavra de Deus? Porque por intermédio dela, Deus criou os céus e a terra (Gênesis 1:1), fez o ser humano (Gênesis 1:26), constituiu o primeiro casal (Gênesis 1:27; Gênesis 2: 18 – 25), como pecado afetou a humanidade e a natureza (Gênesis 3), e principalmente a promessa de redenção (Gênesis 3:15). O surgimento da nação de Israel e todo os seus desdobramentos, estão registrados no Antigo Testamento. No Novo Testamento, os evangelhos apresentam o cumprimento da chegada do Salvador do mundo (Mateus 1:23), seu nascimento (Lucas 2:12), Jesus Cristo em ação (Marcos 3:1), ensinado com autoridade (Mateus 7:28 e 29), foi crucificado (Mateus 27:32 – 50), mas ao terceiro dia ressuscitou (Mateus 28:1 – 7; Marcos 16:1 – 9; Lucas 24:1 – 12; João 20:1 – 18). No livro de Atos, a Igreja do Senhor Jesus foi inaugurada no Dia de Pentecoste (Atos 2:1); com a descida do Espírito Santo e batizando os discípulos com revestimento de poder (Atos 2:3 e 4). Como a Igreja do Senhor Jesus cresceu e evangelizou o mundo da época, com o poder do Espírito Santo. As epistolas tratando de problemas gerais e específicos. O último livro a consumação da humanidade com a vitória total do Senhor Jesus com a Sua Igreja. Toda essas e outras narrativas estão registradas na Bíblia.

Se olharmos a Bíblia com a “ótica” de uma visão da teologia liberal que nega o sobrenatural, teremos a dificuldade de aceitar a Bíblia porque ele é um livro que narra os acontecimentos sobrenaturais. Sabe por quê? Porque Deus é um ser sobrenatural (João 4:24). Não teria lógica de um Deus sobrenatural e o Seu livro não apresentar narrativas sobrenaturais. Se utilizarmos a “ótica” do pós-liberalismo teológico como a leitura da Bíblia, teremos também uma certa dificuldade. Embora, o pensamento teológico pós-liberalismo acredita em acontecimentos sobrenaturais da Bíblia. Todavia, em alguns pontos, compartilha com o liberalismo teológico. Isso não é certo!

A Bíblia é a palavra de Deus e temos de crer Nela como ela é. Se não cremos Nela, será difícil receber a Sua mensagem (Hebreus 11:6).  Somos o povo da Bíblia, assim como os reformadores enalteceram: Sola Scriptura!

Para crescermos na nossa fé cristã, ela é a nossa bússola. Como afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, que “cremos, professamos e ensinamos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, única revelação escrita de Deus dada pelo Espírito Santo, escrita para a humanidade e que o Senhor Jesus Cristo chamou as Escrituras Sagradas de a ‘Palavras de Deus’, que os livros da Bíblia foram produzidos sob inspiração divina.” (CGADB, 2017. Página 25). E Fontes acrescenta que devemos “crer nas experiências (revestimento de poder), crê na atualidade dos dons, nas curas, nos milagres, na existência do mundo espiritual (anjos e demônios), submetendo-se à Bíblia Sagrada, porque ela é a nossa regra de fé (Salmos 119:105).” (FONTES, 2019. Página 13).  Honremos a Bíblia em nossas Igrejas!

Bibliografia:

CGADB. Convenção das Assembleias de Deus no Brasil. Esequias Soares da Silva (org). Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro. Editora CPAD. 2017.

FONTES, Ediudson. Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal. São Paulo. Editora Reflexão. 2019.

Colunista: Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembléia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Bacharel em Teologia pela Fateos. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática pela Fateos. Professor de Teologia, escritor e consultor teológico. Autor de “Panorama da Teologia”, Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal e A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo (Editora Reflexão). Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O sacerdócio universal de todos os crentes



Fonte: Guiame


17/11/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO