NOTÍCIAS


“A galinha foi criada antes do ovo”, responde cientista conforme modelo criacionista


“Disse Deus: Encham-se as águas de seres vivos, e sobre a terra voem aves sob o firmamento do céu. Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, de acordo com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom”. (Gênesis 1.20,21)

A pergunta é polêmica, parece até brincadeira, mas a Ciência tem uma resposta. “Quem nasceu primeiro — o ovo ou a galinha?”. Isso não é mais um mistério no meio científico, mas há controvérsias entre o criacionismo e o evolucionismo.

Quem responde é o cientista Alexandre Kretzschmar, autor do livro “Onze de Gênesis”. Ele é engenheiro e diretor executivo de um dos núcleos da Sociedade Criacionista Brasileira, em Blumenau.

Conforme ele explica, para os evolucionistas, o ovo veio primeiro. Por quê? “Eles defendem a macro evolução e acreditam, por exemplo, que nós, seres humanos, viemos do mesmo ancestral que os macacos e, de acordo com a cosmovisão darwiniana, o mais simples deu origem ao mais complexo”, disse.

“Para eles, a natureza segue essa ordem. Então, o ovo que veio antes da galinha poderia ser qualquer tipo de ovo, até mesmo de dinossauro, já que para o modelo evolutivo tudo se transforma”, continuou.

Alexandre lembra que os evolucionistas acreditam que os anfíbios originaram os peixes, que os répteis originaram os mamíferos e que muitas espécies passaram a voar por causa da necessidade de sobrevivência.

Pensamento criacionista

Como sabe-se, os criacionistas bíblicos acreditam que Deus é o Criador de tudo — da vida em todas as suas formas, da Terra e do Universo. Para o Criacionismo, os tipos básicos foram criados primeiro e depois se diversificaram.

O modelo criacionista afirma que a galinha veio antes do ovo. Por quê? Segundo os cientistas, a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários da galinha.

(Foto: Piqsels)

“Sendo assim, o primeiro ovo foi produzido dentro da galinha a partir da proteína OC-17 ou OvoCledidin. Ela atua como catalisadora para acelerar o desenvolvimento da casca, que tem uma estrutura bem rígida para poder abrigar a gema e todos os seus fluídos de proteção, enquanto tem um pintinho se desenvolvendo lá dentro”, justificou o engenheiro.

Ele conta que a descoberta foi publicada com o título “Controle estrutural de núcleo de cristais pela proteína da casca do ovo” (traduzido para o português). Os cientistas usaram um supercomputador para visualizar de forma ampliada a formação do ovo.

“A máquina, que se chama Hector, revelou que a proteína OC-17 é fundamental no início da formação da casca. É essa proteína que transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcita, que é a composição da casca”, concluiu.

Com essas informações, concluímos que há na natureza criada: organização, planejamento, complexidade e sabedoria. Nada foi feito “do acaso” e não haveria tantos questionamentos e teorias se a humanidade investisse tempo para observar as maravilhas que Deus criou a partir das evidências deixadas por Ele. Deus assinou cada uma de suas obras!

“Só tu és o Senhor. Fizeste os céus, e os mais altos céus, e tudo que neles há, a terra e tudo o que nela existe, os mares e tudo o que neles existe. Tu deste vida a todos os seres, e os exércitos dos céus te adoram. Tu és o Senhor”. (Neemias 9.6,7)

E esse foi o estudo desta semana. Espero que tenha tirado a sua dúvida e também colaborado para o seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A importância de pregar o Evangelho para jovens e adolescentes das gerações Y e Z



Fonte: Guiame


25/07/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO