NOTÍCIAS


7 armadilhas que danificam a fibra capilar



Cuidar dos cabelos requer atenção e disciplina, mas alguns fatores externos são prejudiciais aos fios. Os danos causados, por um longo período, atingem diretamente a fibra capilar e como resultado é possível observar cabelos opacos, porosos, quebradiços, sem brilho e até com alterações de cor. 

Um cabelo sem vida é consequência de maus tratos da fibra capilar, já que sua estrutura se regenera de dentro do couro cabeludo para fora, a partir da raíz do cabelo. A fibra capilar é totalmente íntegra e com sua plenitude nos milímetros ou um pouco mais de um centímetro após atingir a superfície da pele. 

O médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior aponta sete vilões, invisíveis, que são verdadeiras armadilhas para a saúde da fibra capilar.

1. Temperatura da água

Lavar os cabelos é revigorante, mas a temperatura da água muito elevada faz com que os fios percam a oleosidade natural dos fios, tornando-os fracos e sem brilho.

2. Xampus ou Condicionadores

A escolha inadequada dos cosméticos para higienizar os cabelos podem causar danos consecutivos na fibra capilar, pois promovem a deslipidização excessiva da fibra, ou sejam causa o ressecamento dos fios e ficam expostos ao desgaste superficial

3. Secador

O secador é um eletrodoméstico prático para quem deseja cabelos secos de forma rápida, mas a proximidade do calor danifica camadas da fibra. Os danos são severos,  para quem faz uso do secador junto com a escova para alisar.

4. Chapinha ou Babyliss

São fontes de calor utilizadas para modelar os cabelos, mas que são extremamente agressivas na fibra capilar, pois entram em contato direto com os fios. O desgaste é inevitável.

5. Mar ou piscina

A salinidade e a presença de elementos minerais na água do mar causam danos aos fios e são prejudiciais na estrutura da fibra. Já os agentes químicos, presentes na água da  piscina contribuem de forma ainda mais agressiva, para que os fios não tenham nutrientes e fiquem porosos.

6. Químicas

A utilização de tinturas, em especial, ou produtos com finalidades estéticas dos cabelos causam danos e são irreversíveis na fibra capilar.

7. Sol ou Vento

A fibra capilar é extremamente sensível e até elementos naturais como o sol e o vento podem danificá-la. O sol com seus raios ultravioleta são responsáveis por oxidar os fios e o vento é o causador do ressecamento dos cabelos, mesmo quando secam ao natural.

Existem alguns cosméticos para os cabelos com filtro solar e protetores térmicos que amenizam, parcialmente, os danos. O trabalho na construção da fibra capilar deve ser rigoroso. A prevenção dos riscos é, sem dúvidas, a melhor opção contra os danos causados pelos agentes externos.

“Vale lembrar que todo cuidado é pouco, mas que uma boa alimentação, a prática de exercícios e o acompanhamento de um profissional são fundamentais para tratar danos capilares. Citei alguns cuidados que no primeiro momento deixam os cabelos bonitos, vistosos e conforme a preferência de cada pessoa, mas a longo prazo são danos que prejudicam a fibra capilar e sua estrutura num todo” afirma o médico e tricologista Dr. Ademir. “

____________________________________________

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693): médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. É Diretor Científico do CAECI Educacional, Consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais, além de ser Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor dos Livros: “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus; “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos”, de 2013, “Reflexões sobre Psicossomática e a Queda Capilar”, em 2019, “Temas atuais em Tricologia”, em 2021 e seu último lançamento “Arte, Símbolos, Emoções e Cabelos”, todos estes publicados pela Editora CAECI.



Fonte: Guiame


19/01/2023 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO