NOTÍCIAS


50% dos latinos nos EUA serão evangélicos até 2030, dizem pesquisadores



Assim como no Brasil, os Estados Unidos têm visto um êxodo latino do catolicismo em direção às igrejas evangélicas. A porcentagem de latinos que se identificam como protestantes deve crescer de cerca de 25% agora para 50% até 2030, dizem os pesquisadores.

Uma reportagem da Axios publicada no sábado (6) aponta que os evangélicos são mais propensos a se identificar como republicanos (um partido inclinado à direita dos EUA) do que os católicos, de acordo com o Censo de Religião Americana de 2020 do Instituto de Pesquisa de Religião Pública.

Enquanto isso, a porcentagem de latinos que se identificam como católicos caiu de 57%, dez anos atrás, para 47% em 2018 e 2019, segundo o Pew Research Center. Isso pode ter reflexo também nos apoios políticos na América.

O Rev. Samuel Rodriguez Jr., que lidera a maior igreja evangélica hispânica nos EUA, diz que os protestantes latinos vão cada vez mais abandonar o Partido Democrata (mais inclinado à esquerda) por causa de suas posições sociais e econômicas.

Rodriguez lembra que os democratas não estão abordando as ansiedades econômicas que os latinos sentem.

Mudança política

Alguns acadêmicos concordam. Em um estudo publicado no início do ano, o sociólogo Gerardo Martí observou que os protestantes latinos estão desenvolvendo “um apoio partidário que imita os eleitores conservadores brancos”.

“Acho que veremos mais pessoas que vêm de uma formação evangélica ou pentecostal latina muito forte, que estão se movendo para posições de liderança”, disse Jonathan E. Calvillo, professor assistente da Escola de Teologia Candler na Emory University, em entrevista a Axios.

Um em cada cinco protestantes hispânicos se identifica como republicano, em comparação com um em cada 10 católicos hispânicos, de acordo com o Instituto de Pesquisa de Religião Pública.

Enquanto isso, 33% dos protestantes latinos e 41% dos católicos se identificam como democratas. Já outros 42% dos católicos e protestantes dizem que são politicamente independentes.



Fonte: Guiame


11/08/2022 – Destak Gospel

COMPARTILHE

SEGUE A @DESTAKGOSPELFM

(21) 98232-3994

destakfm@msn.com
Rio de Janeiro

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO